Curiosa e instigante essa é Shadowhunters

Por: Luan Menezes

A adaptação de livros teens no mundo do cinema sempre foi muito comum nos últimos anos sucessos como as sagas literárias “Harry Potter”, “Crepúsculo”, “Jogos vorazes”, “Divergente e “Mazer Runner” conseguiram ganhar um espaço surpreendente na vida de qualquer fã do cinema e livros e, sem dúvida vão permanecer por muito tempo no gosto popular dos grandes jovens adultos se é assim que podemos nomear essas gerações… E tem algumas que não conseguem agradar tanto na sua adaptação nas telinhas vou confessar que para mim que acompanho a maioria dessas Sagas Percy Jackson e Instrumentos Imortais não conseguiu agradar muito a legião de fãs dos livros e deixou a desejar em vários detalhes que vão de adaptação até escolha de elenco…

Mas como 2016 é o ano de regressos, de novas tentativas e oportunidades devo dizer que felizmente uma dessas sagas deu uma sorte muito grande e Sim por poucos episódios já lançados a tão adorada, idolatrada Netflix acertou em cheio em adquirir os direitos de exibição de Shadowhunters, à adaptação para TV da série de livros “Instrumentos Mortais” da grande autora Cassandra Clare.

shadowhunters 2

“Baseada nos livros “Os Instrumentos Mortais”, a série “Shadowhunters” acompanha a jovem Clary Fray, de 18 anos de idade, que descobre em seu aniversário que ela não é quem pensava ser, mas que vem de uma antiga linha de Caçadores de Sombras – seres híbridos de humanos e anjos que caçam demônios. Quando sua mãe Jocelyn é sequestrada, Clary se lançada no mundo de caça aos demônios junto do misterioso Caçador de Sombras Jace e seu melhor amigo, Simon. Agora vivendo entre fadas, feiticeiros, vampiros e lobisomens, Clary começa uma jornada de autodescoberta enquanto aprende mais sobre seu passado e percebe como poderá ser seu futuro”.

Com um elenco totalmente diferente do filme “Shadowhunters” conseguiu modificar as expectativas de muitas pessoas sobre o que acharíamos que seria mais um “desastre” para os livros de Cassandra Clare. Com algumas modificações a história segue a mesma cronologia do Filme só que com mais detalhes, pois, a cada episódio de 40 minutos vamos relembrando alguns fatos do filme, porém um pouco mais diferente. Para alegria de muitos e tristeza de outros o Netflix só libera um episódio por semana, pois, só é disponibilizado após a Free form (antiga ABC Family) exibir o mesmo nos EUA, pois a emissora detém os direitos de exibição da série no território dos EUA.

shadowhunters 4

Muito foi falado que a série irá usar o universo dos livros e dos personagens sem seguir a cronologia exata, ou seja, não sabemos como será o final desta temporada, pois, provavelmente não seguirá o final do primeiro livro. Assim como o Cálice não deve estar no mesmo lugar que estava no filme não é mesmo? O bacana disso é que com essa adaptação bem diferenciada permite a não leitores acompanhem a produção de formar branda e irá tirar um pouco da ansiedade e frustração de alguns leitores da série de livros.

Logo no piloto somos apresentados a toda mitologia de forma resumida e isso sem dúvida é algo bem característico dos livros e do filme, pois, aos poucos a cada episódio vamos descobrimos mais sobre o mundo sombrio dos Shadowhunters.

139896_7222

O cenário e as cenas de ação deixam a desejar um pouco, mas, eu não me apego muito a isso desde que “Grimm” e “Teen Wolf” começaram assim e depois surpreenderam de uma forma que eu nem conseguia imaginar… A série é completamente direcionada ao publico jovem e isso é sustentado pela falta de personagens adultos com conteúdos apesar de eu achar que o lobo solitário terá seu episódio de introdução muito em breve…

Devo dizer que não estava tão confiante na série, estava bem conformado que seria bem parecido com o filme e depois que foi divulgado o elenco confesso que fiquei meio assustado com a quantidade de jovens até mesmo o Magnus… Os personagens ficaram mais atraentes com uma pegada bem misteriosa o que deixou um suspense na história por que apesar de já ter lido os livros e assistido o filme eu confesso que não sei o que vai acontecer com eles e nem com a história… Depois dos três episódios lançados confesso que acabei me apegando a série ainda mais e pretendo assisti-la até o final.

shadowhunters 3

A série tem tudo para ser promissora gostaria de falar algumas coisas a mais sobre a série, porém, não posso fazer isso sem soltar alguns spoilers. Então o que eu consigo dizer é que apesar de ter muita divergência do livro, assim como idade de personagens, fim de alguns outros e descobertas sobre a grande trama da história de Clary a série consegui ser atraente mesmo com alguns erros de cronologia (se bem que a série não vai seguir os fatos dos livros exatamente ou do filme então não é nada tão absurdo…).

Então se você está procurando algo sombrio e atraente com uma pitada de fantasia e aventura vale a pena acompanhar esse sucesso da Netflix juntamente com a Free Form.

Um grande abraço pessoal e até próxima! Bjão do @lmennezes

bio_luan_menezes_2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *