Oscar 2016: Painel Destaca Filmes Estrangeiros

Um dos meus momentos favoritos da semana do Oscar é a oportunidade que a Academia dá aos jornalistas, membros e fãs de cinema de conhecer os diretores indicados a filme estrangeiro em um painel realizado no mesmo prédio onde são anunciados os indicados ao prêmio em Beverly Hills.

oscar_2016_indicados_estrangeiros2

oscar_2016_indicados_estrangeiros

Alem de assistirmos clipes de todos os filmes indicados (eu já tinha assistido também todos os filmes), temos a chance de conhecer melhor as mentes brilhantes por trás de cada uma das histórias que enfrentaram barreiras da língua e culturais e conquistaram o coração dos membros do comitê que escolheram os 5 filmes indicados na categoria filme estrangeiro. Quem levou a estatueta pra casa este ano foi a produção húngara “Filho de Saul” que contou uma história mais que conhecida do público: o holocausto, mas sob uma perspectiva totalmente diferente do que já assistimos até hoje. O mesmo fez o diretor dinamarquês de “A War”, que deu um foco novo a uma história de guerra.

oscar_2016_indicados_estrangeiros4

“O Lobo Do Deserto” e “O Abraço da Serpente” marcam a estreia da Jordânia e da Colômbia respectivamente na corrida pelo Oscar. E o primeiro representante de cada um desses países na categoria são mesmo brilhantes. Escolhas merecidas.

E por fim, Mustang – Cinco Graças, que foi o meu predileto. Já tinha assistido quando Dakota Johnson indicou o filme no instagram dela, mas faço coro, e imperdível mesmo e todos devem ver.

88th Oscars, FLFA Symposium

O mais interessante é que 3 dos cinco diretores indicados têm menos de 40 anos, inclusive Laszlo Nemes, o vencedor. E os mesmos 3 cineastas também foram indicados com seu primeiro longa metragem. Isso é um super incentivo para jovens estudantes roteiristas e diretores de cinema do mundo inteiro que estão iniciando as suas carreiras. É possível brilhar na meca do cinema. Claro que tem vários desafios na caminhada, mas o importante mesmo é contar com criatividade e talento a sua história. Hollywood está de portas abertas para receber a sua obra-prima. E para aprimorar, que tal assistir quem já teve a chance de brilhar no Oscar 2016? Inspiração nunca é demais:

Filho de Saul: Hungria

 

 

Mustang – Cinco Graças: França

 

O Abraço da Serpente: Colômbia

 

O Lobo Do Deserto – Jordânia

Guerra: Dinamarca

 

Confira nossa matéria sobre o filme dinamarquês “A War” que usou militares em seu elenco estrelar:  

ps_a_war

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *