Não ao Cyberbullying

Por: Luana Mattos

Cyberbullying é definido como: Conjunto de ameaças, coações ou outros atos de intimidação ou de humilhação exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável e feito através da Internet. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

O que a definição do dicionário não inclui é o quanto o cyberbullying pode afetar a vida daqueles que são alvos desta prática. O cyberbullying vem sendo praticado por jovens e adolescentes desde que a internet se tornou acessível. O fato de que o “agressor” pode permanecer anônimo ou assumir uma falsa identidade na internet, torna essa prática ainda mais injusta, já que a pessoa não tem como se defender. Muitas vezes os ataques são tão constrangedores que a pessoa sente vergonha de procurar por ajuda. Coisas como deletar suas contas em redes sociais podem solucionar os problemas a curto prazo, mas as ofensas recebidas podem atormentar a pessoa atacada por anos, mesmo que essas ofensas sejam fundamentadas em mentiras a nossa mente pode sofrer danos irreversíveis a partir dessas palavras.

DownloadedFile-7

Diferente da definição do dicionário o alvo desses ataques nem sempre são pessoas fracas e vulneráveis, desde que as celebridades e figuras públicas decidiram manter um contato mais pessoal com seus fãs e admiradores, criando assim suas contas pessoais em diversas redes sociais, os mesmos têm sido alvo dos “haters” como são conhecidos àqueles que passam horas do seu dia mandando mensagens ofensivas para as celebridades e seus fãs, iniciando uma batalha virtual onde os fãs tomam parte e lutam por seus ideais. Porém, mais uma vez essa luta me parece uma perda de tempo, já que os defensores muitas vezes usam das mesmas armas para atacar os “cyberbullies”:  ofensas. Palavras ditas sem fundamento e cheias de amargura, onde todos saem magoados e o cyberbullying continua sem ter um fim.

Na minha opinião, a melhor forma de vencer essa guerra é ignorar as ofensas. Sim, eu sei que é difícil ver seu artista favorito ou um amigo sendo ofendido e não fazer nada, mas faça isso, ignore! E mande mensagens boas para seus artistas preferidos lembrando-os do quanto eles são importantes para você, faça o mesmo com seus amigos, pois quando eles lerem as mensagens positivas daqueles que os amam logo as  negativas serão deletadas de suas memórias. Não comprem brigas no Twitter ou Facebook, espalhem gentileza ao invés disso. E se o alvo dessas ofensas for você mesmo, segue a dica: “Nesse novo ano, crie um mantra que seja só seu. Todos os dias se olhe no espelho e repita isso a si mesmo.”

livro

Bullying é para fracassados  #GentilezaGeraGentileza

A tecnologia trouxe muitos benefícios para a sociedade. As redes sociais quando bem utilizadas podem ajudar muita gente, dando a todos a oportunidade de ter acesso a qualquer tipo de informação em tempo real.

Infelizmente, nem todos fazem bom proveito dos recursos do século XXI. Usam o Twitter, Facebook, Instagram, Youtube para fazer comentários ofensivos, julgar, criticar negativamente e magoar o próximo. Um comportamento imperdoável, que em alguns casos já levou adolescentes ao suicídio.

DownloadedFile-8

Interessante, e até patético, é ver alguns fãs fazerem isso com seus próprios ídolos. Demi Lovato, Joe Jonas, Jennel Garcia, e muitos outros famosos já foram severamente ofendidos publicamente por pessoas que dizem amá-los.

Gosto não se discute, isso é fato e não precisamos concordar com tudo que ouvimos ou vemos, nem mesmo do nosso ator ou cantor predileto. Mas a forma como escrevemos ou nos expressamos na mídia social vai determinar o nosso caráter. Ou seja, ser ignorante, usar palavrões, ser arrogante, ser agressivo, não so vai aborrecer o destinatário da mensagem, mas vai mostrar quão inseguro e sem conteúdo é a pessoa que está por trás dela.

O pior é que as consequências podem ser gravíssimas para quem pratica cyberbullying. Além das leis que estão sendo revistas e elaboradas para proteger as vítimas, o comportamento nas redes sociais pode dificultar a própria carreira profissional para quem comete este abuso. Já que muitas das grandes empresas estão observando nossos passos e verificam veículos como Facebook e Twitter antes da contratação dos candidatos para uma vaga de emprego.

O Hollywood é Aqui lidera a campanha NÃO ao cyberbullying e NÃO à falta de educação e às críticas não construtivas na mídia social. O que dá ibope mesmo hoje em dia é o lema GENTILEZA GERA GENTILEZA. Este é o enredo de filme vencedor de Oscar. Não perca a chance de fazer parte do time que está por trás deste sucesso de bilheteria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *