Road Trip – Norte da Califórnia

Quando terminei de ler “Cidades de Papel”, do nosso autor favorito John Green, fiquei com vontade de reunir uns amigos, colocar o pé na estrada e partir sem lenço e sem documento rumo as tais “Cidades de Papel.”

Fiz até uma pesquisa e descobri que nos mapas antigos tinham três Cidades de Papel nos estados do lado Oeste dos EUA.

Whitewall, Califórnia
Juxtapose, Oregon
Tubsy, Washington

box

Fiquei com a ideia na cabeca e comecei a ler “O Teorema de Katherine” também obra de John. As aventuras de Colin e Hassan me deram o empurrão que eu precisava para realizar meu sonho de fazer uma road trip (que nasceu em 91 quando assisti ao filme “Thelma & Louise”, estrelado por Susan Sarandon, Geena Davis e marcou a estreia de Brad Pit na telona) pela primeira vez.

Compartilhei a ideia com minha amiga Nancy (também fã de John) e ela topou colocar o pé na estrada comigo. Tínhamos uma semana. Apesar do desejo de atravessar o país, o tempo era curto para ir muito longe e por isso resolvemos explorar a região Oeste que há 125 anos era chamada apenas de Califórnia, mas foi dividida entre os Estados da Califórnia, do Oregon e de Washington.

Saímos um domingo cedo sem destino, sem planos e sem GPS. A ideia era chegarmos ao norte da Cali próximo a um dos Parques Nacionais mais bonitos da região: o Reedwood National and State Park.

[slideshow_deploy id=’12562′]

Depois de dez horas de viagem, atravessando desertos, cruzando pontes, e percorrendo estradas cercadas de belíssimas e altas árvores e riachos, chegamos num camping próximo ao Parque Nacional.

Alugamos uma cabine pra lá de simpática, o banheiro (coletivo) era limpíssimo e a cozinha (também coletiva) era super bem equipada. Uma churrasqueira e uma mesa embelezavam o jardim da nossa casinha de madeira. Lá sentamos e falamos sobre a vida, saboreando um bom vinho e assistindo o pôr-do-sol.

[slideshow_deploy id=’12579′]

Cercada de motor homes, e da natureza, me senti num cenário de filme. Viajar pelo país em um trailer é o programa de verão predileto da maioria das famílias norte-americanas. As estradas são fantásticas, raramente você tem que pagar pedágio (nós rodamos mais de 5 mil quilômetros e não pagamos nenhum pedágio), os campings são baratos e bem estruturados, e a diversidade da geografia no país, nos deixa boquiabertos, além claro, das atrações e serviços para crianças e adultos que encontramos ao longo do caminho. É uma forma da família se divertir nas férias, sem gastar muito.

Ao me deparar com a maravilha de Reedwood, lembrei de Shailene Woodley que diz nas entrevistas que sempre que pode foge da correria da cidade grande e passa um tempo perto da mãe natureza. Passeando por aquele parque lindíssimo, me dei conta da importância de tirar uns dias de folga e explorar a paz que o planeta terra nos traz. Foi mágico!

Graças as dicas e sugestões da super querida senhora atendente do camping que nos hospedamos, nós partimos rumo a cidade de Ferndale , conhecida por sua suntuosa arquitetura vitoriana. Na verdade , uma vila charmosa que nos remete aos tempos de faroeste. Lá tivemos o prazer de assistir ao jogo do Brasil X Camarões e México X Croácia em um verdadeiro Saloon, que um dia sim foi frequentado pelos cowboys, bravos homens que cavalgavam solitários descobrindo ouro no Velho Oeste. Uma diversão misturada a uma aula de história.

[slideshow_deploy id=’12586′]

Depois das emoções da Copa do Mundo, fomos visitar as praias da região, a areia e escura, o ventinho e frio, o mar e cercado de montanhas e flores, um ambiente de “praia” totalmente diferente do que conhecemos no Brasil ou mesmo em LA, mas sem dúvidas é imperdível passar um tempo admirando a beleza do Pacífico.

Observando as ondas, me toquei que nao íamos encontrar as “Cidades de Papel”, mas John e seus livros me inspiram de tantas formas, que me senti abençoada em ter colocado o pé na estrada para descobrir os segredos do país que escolhi morar.

[slideshow_deploy id=’12598′]

Aliás, uma das minhas citações prediletas em “Cidades de Papel” é: “descobri que viajar nos ensina muitas coisas sobre nós mesmos”. Eu posso afirmar que nos dois primeiros dias desta road trip, ao passar um tempo perto da natureza, percebi como sentia saudades de me desligar da civilização e sentir o cheiro da terra molhada. Foi transformador.

E de lá seguimos viagem para a interessante cidade de Eureka. Pelo nome vocês ja podem imaginar a aventura, mas essa será a estrela da coluna Pé na Estrada da próxima semana. Fiquem ligados!

Quer explorar o Norte da Califórnia de carro? Mais detalhes sobre os lugares citados neste post: