Gastromotiva – A educação é a chave da mudança

A Gastromotiva é uma organização que tem como objetivo formar profissionalmente jovens talentos de comunidades de baixa renda que têm paixão pela cozinha e não têm condições de ingressar em um sistema formal de graduação.

O curso desenvolve os jovens para a função de auxiliar de cozinha e salão ou para empreenderem os seus próprios negócios dentro de  suas comunidades.

Além de desenvolver habilidades técnicas gastronômicas, o aluno tem noções de nutrição, cidadania e sustentabilidade socioambiental, e recebe a oportunidade de pôr em prática o aprendizado através de estágios, tornando-se apto para ingressar no mercado de trabalho.

Confiram a linda história do Rauny. Ele entrou na Gastromotiva pensando apenas em aprender o básico na cozinha, como decorar bolos,  e teve  os seus  planos mudados . O futuro do Rauny é transformar outras vidas, assim como a dele foi modificada.

Para conhecer mais sobre o projeto,  acessem: www.gastromotiva.org

 

 

 

Regulamento:

1- O leitor que deixar um comentário respondendo à pergunta “Para você, o que é transformar vidas?” está automaticamente participando da promo;
2- Vamos considerar um comentário por participante;
3- O sorteio será realizado no dia 19/08;
4- A revista Cosmopolitan será enviada para o vencedor, via Correios, direto de Los Angeles;
5- A data do sorteio poderá ser alterada a qualquer momento.

19 comentários sobre “Gastromotiva – A educação é a chave da mudança

  1. “Para você, o que é transformar vidas?” Transformar vidas é incentivar; é apoiar. Transformar vidas é dar à pessoa um bom motivo pra mudar, um bom motivo pra continuar lutando pelo que quer que seja. Transformar vidas é transformar um sonho em realidade.

  2. Transformar vidas é o ato de transformar positivamente a si mesmo ao ponto de poder transmitir isso ao próximo. Entender que aquilo que te fez enxergar melhor as coisas pode ter o mesmo efeito sobre uma outra pessoa, com a sua ajuda.

  3. Transformar vidas é um ato humano e extremamente generoso. Só em você se dispor a ajudar pessoas e tentar fazer com que vivam em condições melhores já torna você um ser humano e tanto. Transformar vidas é levar sorriso ao rosto que só chora, é ajudar uma pessoa/família triste a descobrir o que é a felicidade e que ela pode ser encontrada. Qualquer coisa que ajude a transformar alguém, ou a vida de alguém, para melhor já é digna de respeito e admiração. Transformar vidas é fazer as coisas mudarem e se sentir bem por ver olhos que eram tristes brilharem tanto.

  4. “Para você, o que é transformar vidas?” é amar, proteger e apoiar o próximo todos os dias, independente de todos os problemas que você tem, sempre ter compaixão e ajudar sem olhar a quem.

  5. Segundo definição a transformação nada mais é do que a mudança de forma, a metamorfose. Transformar vidas portanto, é enxergar em cada pessoa uma nova forma, proporcionando a ela uma possibilidade que gere assim uma mudança e que essa mudança faça bem a ambos, transformando o impossível e inalcançável em uma possível e feliz realidade.

  6. Acho que Transformar Vidas é voce realizar o sonho de alguem , e voce não ter preconceito com ninguem pois aquela precisa de voce hoje e voce não liga talvez pela cor da pessoa ou renda financeira mas amanha voce pode estar precisando daquela pessoa , transformar vidas é voce acolher – dar amor e ajudar todos que necessitam !!!

  7. Para mim, transformar vidas é como reacender a chama de esperança dentro de alguém. Depois de uma vida inteira, quem sabe, correndo atrás de algum objetivo que por algum obstáculo ainda não foi conquistado, dar à essa pessoa uma oportunidade de vencer é sensacional. Transforma vidas, transforma pensamentos, renova a fé, acende a esperança. É complicado de explicar, é muito mais sentir do que falar.

  8. Transformar vidas é poder ver sorrisos nos rostos e compaixão nos olhares. É poder mostrar um caminho para a felicidade para alguém que em um momento da vida perdeu as esperanças. É se sentir mais vivo e acreditar que tem um lugar no mundo, uma missão e que sua existência tem um valor, e fazer com que aquelas pessoas que ontem precisavam, hoje, possam ajudam. As atitudes são contagiosas e podem fazer com que o mundo vá para frente. Transformar vidas é deixar o mundo um lugar melhor do que o encontrou, é honra, é poder aprender e crescer como pessoa. E, for fim, deixar sua vida e as de outras pessoas mais gratificante.

  9. Transformar vidas é morrer pra si mesmo e renascer para outro alguém, é ver em alguém algo que você sempre procurou só para si, é ver alegria em cantos de pássaros e sons de riachos, é deitar no travesseiro com o objetivo de se doar para algo, ou alguém. Transformar vidas é sentir que você achou seu objetivo nesse mundo, que é fazer sentido a vida de outras pessoas. Transformar vidas, é mais que doar roupas, doar comida, e sim, doar o seu coração. É sentimental e não material, transformando a vida de alguém, você automaticamente, ajuda a transformar a sua.

  10. Transformar vidas é apoiar, incentivar,é dar um motivo para mudar,assim, poder ver o sorriso, transformar um sonho em realidade.É poder ajudar o próximo sem esperar ganhar algo em cima disso e, no final, ver o resultado no rosto, que o que ajudei a mudar, valeu a pena!

  11. Transformar Vidas é quando voce ajuda , é quando voce tem o sendo e a bondade de ajudar uma pessoas a melhorar de vida , ajudando ela a sair da drogas , deixar de ser pobre , etc … É voce deixar o velho e assumir o novo !!

  12. A cada dia vemos a constante luta de pais e responsáveis para dar o melhor aos seus filhos. A questão é: Quem lutará por quem não os tem? Aonde encontrarão a devida educação? Crianças se perdem pela vida e seguem um rumo triste, por falta de objetivo. Outros, apesar de um lar, não tem a mesma oportunidade.
    O ato de ajudar quem não tem, quem precisa e até quem não sabe que precisa, é a maior expressão de carinho que poderia existir. Educação, saúde e família são coisas fundamentais para a mudança e evolução de um cidadão.
    Então, a resposta da pergunta é: transformar vidas é amor.

  13. Transformar vidas é ter ATITUDE, essa é a palavra certa. Muitos são aqueles que fazem diversas campanhas contra as desigualdades, contra a fome, contra o preconceito e outros problemas sociais, mas poucos são os que têm atitude de querer mudar essa realidade. Apenas palavras não mudam a vida de ninguém. Essa reportagem sobre a Grastromotiva é a prova mais real de que se as ideias realmente saíssem do papel e virassem ATITUDES, muitas pessoas como Rauny teriam melhores oportunidades de vida e de realizarem os seus sonhos.

  14. Transformar vidas é ter amor no coração, sorrir sem pedir nada em trocar. Dar o lugar no ônibus. Respeitar os idosos. Ajudar alguém a atravessar a rua. Abraçar bem apertado. Sorrir com os olhos. Amar mesmo sem ser amado. Ler bobeiras e achar engraçado. Mandar mensagens de boa noite. Ajudar ao próximo. Não ter preconceitos. Ter Deus no coração. Cuidar de animais. Ceder o lugar na fila. Fazer juras de amor. Não parar de sonhar. Ter esperança… Porque, quando SOMOS e VIVEMOS tudo aquilo que o mundo precisa para ser mudado, nós conseguimos transformar cada partículas de vida que chamamos de humanidade.

  15. “Para você, o que é transformar vidas?” Transformar vidas, é, no meu ponto de vista, não somente uma pessoa mas o mundo todo em geral. Salvar vidas ajudando ao próximo num simples ato de parar de pensar apenas em si mesmo e ouvir e prestar atenção no que o outro tem a dizer. Não apenas dizer que quer ajudar, mas sim ajudar de verdade. Ajudando os moradores de rua que muitas vezes não tem o que comer, ajudando moradores de comunidades carentes, doando alimentos, vestuários, cobertores, ainda mais em época de frio. Ajudar também os animais de rua, que frequentemente são maltratados e abandonados por pessoas que não pensam no mal que causam. Salvar também o meio ambiente, constantemente prejudicado por nós, humanos, e pelas indústrias. Ajudando a denunciar crimes ambientais, não jogando lixo no chão, entre outros simples gestos que podem mudar e muito. Também penso que salvar vidas é, na maioria das vezes, dar seu amor e sua amizade para as pessoas que estão ao seu redor, mostrando por gestos e atitudes, que elas não estão sozinhas, porque muitas vezes uma pessoa que seja calada e aparentemente feliz, no fundo sofre por se sentir sozinha, e isso leva muitas vezes ao suicídio e depressão. Doar sangue também é um ato muito importante para salvar uma vida. Levar alegria para hospitais e crianças/pessoas carentes e doentes, é uma forma simples e muito generosa de salvar um dia, um vida de quem passa a vida toda sofrendo. Enfim, salvar vidas na minha opinião, é sempre estar fazendo o bem, seja para uma pessoa, um animal, um ambiente, o mundo em um todo.

  16. Pra mim, transformar vidas é ver que a sua existência de alguma forma afeta a vida de outras pessoas. Transformar vidas é sorrir no elevador, dar bom dia e boa tarde pro porteiro do seu prédio e pra faxineira da sua faculdade, é ajudar uma criança perdida dos pais, é tirar um sorriso de alguém triste, brincar com um cachorrinho de rua, é abraçar seus pais, pedir bença aos seus avós e ser carinhoso com todos a sua volta. Fazer a diferença é fazer do mundo um lugar melhor e maravilhoso de se viver, desfrutando ao máximo a presença daqueles que se ama, pois o futuro é um ponto de interrogação e nada melhor do que fazer a diferença pra sua existência valer a pena.

  17. “Para você, o que é transformar vidas?” Transformar vidas, é dar uma nova perspectiva àqueles que a perderam ou a tiveram ofuscada pelo mundo sem esperança e decadente que vivemos hoje. É colocar esperança onde não tem. Recriar sonhos que foram perdidos. Levar a paz onde ela não chega. E o principal: plantar amor. O amor, quando posto em prática e compartilhado, é capaz de mudar; Desafia os sábios deste mundo e transforma o coração e, principalmente, a vida das pessoas.

  18. Transformar vidas é poder ter orgulho de ser quem é e não ter medo de mostrar. É saber inspirar e respeitar aos outros. Conhecer os limites das pessoas ao seu redor e cobrá-los para que cresçam e se tornem o melhor que possam ser. Querer ajudar para que todos tenham seus sonhos realizados. Ajudar antes que te peçam e mais que do que precisam. E amar, porque amando vivemos experiências que nos transformam, experiências que nos tornam melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *