Martin Luther King Jr.: Nós Ainda Sonhamos

martin_luther_king0
Memphis ficou famosa no mundo graças a Graceland, residência de Elvis Presley, mas não só de rock vive a cidade, também conhecida como o berço do blues, que nasceu na Beale Street, hoje uma das mais badaladas atrações turísticas do local, ficou marcada também por ser o local onde o líder do movimento contra a segregação racial nos EUA, chamado “Civil Rights”, Martin Luther King Jr. foi assassinado, em 4 de abril de 1968, no hotel Lorraine, na sacada do seu quarto, onde se preparava para uma manifestação.

martin_luther_king1

Um dos mais importantes heróis americanos era pastor, nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, Georgia, sul dos EUA, lutou e perdeu sua vida defendendo a liberdade dos negros norte-americanos. Hoje, dia 19 de janeiro, terceira segunda-feira do mês, é feriado no país em sua homenagem.

O sul dos EUA é uma região que até hoje sofre o preconceito racial. Recentemente, o assassinato de um jovem negro por um policial branco causou uma onda de violência e muita revolta, especialmente quando um juiz local absolveu o policial, na cidade de Ferguson, Missouri, cuja população é 70% negra.

Júri decide não processar policial por morte de jovem negro nos EUA

ps_ferguson

 

Apesar do presidente do país, Barack Obama, ser negro, e do maior símbolo ser uma estátua que faz alusão à liberdade (Estátua da Liberdade em Nova York), não encontrei uma pessoa negra em nenhum ponto turístico ou restaurante nas cidades de Nashville e Memphis no estado do Tennessee. Quando vivemos nos grandes centros, como Los Angeles, Chicago, Nova York ou San Francisco, tendemos a esquecer o quão conservador uma grande parcela do povo americano ainda é mesmo no século XXI. Infelizmente é um problema que a sociedade norte-americana ainda enfrenta.

 

 

Mas, apesar de tudo, a vida de Martin Luther King Jr., e todas as batalhas que ele travou para defender os negros, é digna de ser conhecida e celebrada, com o feriado, muitas homenagens pelo mundo afora e esta singela matéria. O Hollywood é Aqui é fã de carteirinha deste mártir que dedicou sua vida a esta tão nobre causa.

 

Uma de suas batalhas mais emocionantes aconteceu na cidade de Selma, no Alabama e foi contada no filme que leva o mesmo nome e está indicado ao Oscar de melhor filme em 2015.

selma

Confira o trailer e não deixe de assistir a esta obra-prima. Não só para conhecer mais este herói, como para entender melhor a história dos EUA.

 

 

Martin Luther King Jr. tinha um sonho de igualdade, tinha um sonho que as pessoas não fossem discriminadas pela cor de sua pele, tinha um sonho que todos pudessem ser livres e se juntassem para construir uma nação onde a fraternidade reinasse entre todos os seres humanos. Ele se foi mas nunca deixou de acreditar no seu sonho, e mesmo com todas as dificuldades, suas vitórias abriram as portas para muitas mudanças. Assistam o discurso completo que o Mártir da Liberdade deu em 1963 e não poderia ser mais atual. Vamos nos unir e continuar lutando para que o sonho de Martin Luther King Jr., e o nosso, um dia se realize:

 

 

Saiba mais sobre Martin Luther King Jr., um dos maiores heróis da liberdade do mundo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

Quer conhecer a cidade de Selma? Confira:
pt.wikipedia.org/wiki/Selma_(Alabama)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *