Onda Onda… olha a onda Coreana

Por: Yasmin Riechi

Coreanos, DORAMA, K-POP, coreanos… parece que a cultura coreana chegou, veio para ficar, está se espalhando e se popularizando (uhulll). Cada dia uma novela nova, uma banda nova, uma amiga nova que também assiste novelas ou gosta daquela mesma banda que você achava que curtia sozinha.

Existe um termo Hallyu, que significa “onda coreana” e expressa essa expansão da cultura coreana. Na década de 90, as novelas filmes e músicas coreanas ficaram populares na Ásia o que levou a adotarem esse termo de “onda coreana” pela popularização da cultura coreana através da indústria do entretenimento. Parece que a onda não ficou só na Ásia mas atingiu e continua atingindo diversos e diferentes lugares do mundo. As novelas (doramas, k-dramas), as músicas (k-pop), o cinema e os programas de televisão estão cada vez mais conhecidos, mais populares e cada dia com novos telespectadores e fãs.

Existem novelas coreanas de todos os estilos para todos os gostos, são como séries ou novelas mesmo com número variados de episódios e normalmente de uma temporada só. Para quem já assistiu uma e ficou só nela meus parabéns (conta esse segredo de autocontrole que eu preciso aprender), mas se você assim como eu, assistiu uma depois outra e mais outra e queria assistir todas do ator tal ou queria saber quem era quem e o que fazia e como vivia vamos nos abraçar e assistir mais uma novela juntos por favor. Qual você indica?

As músicas coreanas, também estão se popularizando, grupos e cantores de k-pop. Difícil assistir uma novela e não amar uma música, pode ser a música principal, ou a música tema do personagem preferido e as letras meio em coreano meio em inglês e então você vai pesquisar e descobre que o ator/atriz não é só ator ele(a) também é cantor(a), ou faz parte de um grupo ou tem carreira solo e começa a ouvir todas as músicas repetidas vezes. Mais difícil ainda assistir um MV (assim que chamam os clipes “music vídeo”) de um grupo com todas aquelas coreografias maravilhosas, e aquelas super produções e não querer assistir mais um e outro e tentar dançar igual, ou sair cantarolando a música mesmo sem saber a letra direito.

Os programas de televisão, também tem de todos os estilos, programas de entrevistas, reality shows, programas para assistir com a família ou com os amigos. Para dar risada, para saber como os ídolos se comportam no dia a dia, para ver brincadeiras entre os artistas, etc… eu adoro os comentários que sempre tem nos programas que aparecem na tela.

Filmes, nesse quesito eu vou ficar devendo informações, mas se você é uma pessoa que gosta de assistir a filmes basta pesquisar pelas opções em coreano e aproveitar ou já se você é uma pessoa que assistiu vários e gostaria de indicar algum por favor sinta-se à vontade.

Comida, hummmm… acompanhar sua banda coreana preferida e vê-la comendo dá muita vontade de experimentar, ou assistir uma novela e vê-los cozinhando um ramen com legumes e já pesquisar os ingredientes e como faz (quem nunca). Não é por acaso que já existem restaurantes com comida coreana espalhados por várias cidades, inclusive no Brasil, para podermos ver se são tão saborosas ou apimentadas quanto parecem ser pela tela.

Esses são alguns elementos da cultura coreana que estão sendo admirados e conhecidos, existem mais curiosidades, mais programas mais novelas, mais bandas, além da beleza das paisagens de lugares lindos na Coreia, que eu tenho muita vontade de ir visitar. Se você está envolvido com essa cultura, conta pra gente, adoramos saber as histórias e conhecer quem compartilha dos mesmos gostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *