Serendipity: Escrito nas Estrelas

posterPor: Camila Sá

É Natal, na cidade de Nova York, hora de ir às compras. Mas nunca sabemos o que o destino pode ter nos reservado. Neste cenário, em “Escrito nas Estrelas”, de 2001, Sarah Thomas (Kate Beckinsale) e Jonathan Trager (John Cusack) se cruzam em uma loja, ambos atrás de um par de luvas pretas. Após uma pequena confusão para decidirem quem vai levar a peça e até uma terceira pessoa entrar no meio da disputa, Jonathan a cede para Sarah.

O filme em inglês se chama “Serendipity”, em português propõe-se que o termo signifique “Serendipidade”, que é encontrar algo bom por acaso, no caso do filme se denomina como felizes casualidades. Várias vezes ouvi da Claudinha: “It’s not about the destination, it’s about the journey“. Sarah parece pensar o mesmo, pois depois de alguns encontros casuais dos dois no mesmo dia, ela decide testar o destino após uma tentativa frustrada de dar seu telefone ao rapaz.

A moça acredita muito no destino, sim, e quer ter certeza de que os dois realmente devem ficar juntos ao decidir testar o acaso. Mas o que a leva a saber a resposta é justamente o caminho que ambos percorrem para tentar encontrar um ao outro, nos mostrando que o destino dá apenas um empurrãozinho. É como também ouvi por aí: a preparação deve encontrar com a oportunidade, e essa, por sua vez, só aparece quando se procura, mesmo que nos lugares ou situações mais inusitadas.

esctrito

Sarah pede a Jonathan que escreva seu nome e telefone em uma nota de 5 dólares e compra doces para passá-la adiante, e depois também coloca seus dados em um livro e o vende. Ela diz que se algum dia um dos dois achar os objetos e enfim ligarem um ao outro, aí sim vai saber que deveriam ficar juntos. Após alguns anos, ambos estão prestes a se casar e se veem determinados a se encontrar.

A busca por vezes é frustrante, Sarah sai de um lugar ao mesmo tempo em que Jonathan chega e por pouco não se cruzam, me fazendo pensar que eu pude estar tantas vezes tanto perto de um grande amor sem saber. Mas mostra que no final tudo pode dar certo, mesmo que não seja exatamente da forma que você esperava.

Curiosidades

Serendipity é uma daquelas palavras bonitas que fazem sentido na sua própria língua, sem precisar de tradução. O significado destas também costumam ser frases, pois estão bem além de serem definidas por uma só palavra. Como saudade, wanderlust – origem alemã, expressa o desejo de viajar, explorar o desconhecido – e tantas outras.

A expressão foi criada do conto infantil “Os Três Príncipes de Serendip”, do britânico Horace Walpole, sobre os príncipes que constantemente faziam descobertas inesperadas. E isso aconteceu muito na história da humanidade, desde descobertas importantes em diversos experimentos e até pequenos encontros, como o de um casal que se apaixonou.

definicao

Uma das cenas de destaque do filme é quando os dois tomam um frozen no Serendipity 3,  restaurante que existe desde 1954 em Nova York e é frequentada também por celebs. Esse local com certeza entrou na minha lista de sets de filme/seriados que preciso visitar quando tiver oportunidade. Para assim, quem sabe, também reproduzir a cena com um belo milkshake 🙂

cena

celebs

No site da Amazon é possível comprar alguns produtos que são oferecidos na loja e também há unidades nos estados de Miami, Nevada, Nova York e Washington DC.

 lojas

Miami: 1102 Lincoln Rd, Miami Beach, FL 33139

Nevada: 3570 S Las Vegas Blvd, Las Vegas, NV 89109

NY: 225 East 60th Street between 2nd and 3rd Avenues

New York, NY 10022

Washington DC: 3150 M St. NW Washington DC 20007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *