A Mágica História de J.K. Rowling

Por: Luana Mattos

J.K. Rowling dispensa apresentações uma vez que seu nome é rapidamente associado ao sucesso dos filmes e livros da Saga Harry Potter, mas sua história pessoal também é digna de ser contada, e em 2011 ganhou seu próprio longa-metragem – “Magia Além das Palavras: A História de J.K. Rowling” (no original em inglês, “Magic Beyond Words: The J.K. Rowling Story”) é uma biografia não autorizada (ou seja, sem participação direta da J.K) produzida pela Lifetime, para ser exibido apenas na televisão através dos canais da Universal Channel.

Há pouco mais de um mês, no entanto o filme ganhou destaque entre os lançamentos do Netflix, e logo chamou minha atenção, como sempre fui fã da escritora eu não poderia deixar de conferir, e indicar a vocês, fãs ou não, que fizessem o mesmo, pois como disse acima, essa é uma história digna de ser contada e compartilhada.

O filme mostra a trajetória de Joanne Rowling, desde sua infância até o lançamento do primeiro filme baseado em seu livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

biografia_jk_rowling2

(fonte site da autora: http://www.jkrowling.com/pt_BR/#/sobre-jk-rowling)

A criação da história do bruxo mirim, no entanto, permanece em segundo plano, uma vez que o filme é focado em aspectos até então pouco conhecidos da vida da escritora: seu primeiro casamento em Portugal, o conturbado relacionamento com seu pai e o período de pobreza e depressão que viveu antes de seu primeiro romance ser publicado. (Fonte: Wikipédia)

Quando finalizou sua primeira obra J.K foi à procura de um agente literário, o processo foi difícil e ela recebeu alguns nãos até receber a ligação da “The Christopher Little Literary Agency”, uma das funcionárias da agência responsável por receber e conferir os originais leu o livro e o levou até a mesa de seu chefe dizendo: “Leia ou eu me demito”. Ela não estava falando sério quanto a pedir demissão, mas sabia que aquele livro valia a pena o risco! Foi assim que J.K ganhou o apoio do agente literário Christopher Little, que trabalhou duro para que o livro fosse publicado. “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi rejeitado por várias editoras até finalmente receber aprovação da Bloomsbury, uma pequena editora de Londres que publicou o livro em 1997, desde então seus livros, foram traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros.

JK ROWLINGS1

“O filme é uma história bonita e inspiradora. Você pode ter tido uma vida difícil e ainda assim transformar seus sonhos em realidade; o segredo é ter sempre força de vontade e determinação.” – Poppy Montgomery (atriz que interpretou J.K no longa-metragem).

No Brasil o livro chegou às bancas em janeiro do ano 2000, através da editora Rocco, que tem publicado todas as obras da autora desde então. A Rocco também conta com um espaço exclusivo e interativo para os fãs da saga, aqui vocês podem conferir todos os lançamentos e curiosidade sobre a saga Harry Potter e sua criadora, J.K Rowling: http://www.rocco.com.br/especial/harrypotter/

J.K Rowling e os Projetos Sociais

Além do seu sucesso como escritora, J.K é conhecida também por seu coração bondoso e por seu desejo de ajudar as pessoas, em 2000 Rowling criou o Volant Charitable Trust (https://www.volanttrust.com/), que usa o seu orçamento anual para combater a pobreza e a desigualdade social.

ps_volanttrust

Também financia pesquisas sobre a esclerose múltipla na clinica Anne Rowling PS (http://annerowlingclinic.com/) fundada pela própria J.K em homenagem a sua mãe que morreu em 1990 devido a complicações da doença.

ps_annerowlingclinic

“Eu acho que nós temos uma responsabilidade moral, quando nós recebemos muito mais do que nós precisamos, de fazer as coisas sábias com ele [dinheiro] e usá-lo de forma inteligente.” Diz Rowling, que usa parte do lucro de seus livros em prol de suas organizações.

Conheça mais sobre a organização Lumos, fundada pela J.K na segunda parte do nosso Especial J.K Rowling.

Um comentário sobre “A Mágica História de J.K. Rowling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *