Road Trip: Nosso destino é Portland

A maior (e melhor) surpresa que tive ao visitar uma cidade nos EUA até hoje foi a minha passagem por Portland.

É um lugar pra lá de acolhedor, e com um estilo de vida alto astral, apesar do clima chuvoso o povo esbanja simpatia e carisma.

Acostumada com grandes e badalados centros como Los Angeles, e tendo crescido numa cidade turística e agitada como o Rio de Janeiro, chegar em Portland foi entrar em um mundo novo. É como se tivesse viajado ao passado e caído de paraquedas num acampamento hippie dos anos 70, onde todos os habitantes usam piercings, tatuagens, cabelos coloridos e levantam a bandeira da paz e do amor.

Portland_arquitetura

Ao mesmo tempo, com sua arquiteruta moderna, charmosa e elegante é como se tivesse dado um salto para o futuro e chegasse na cidade perfeita, onde tudo funciona e todos os seus moradores vivem felizes e bem humorados.

A cidade não é grande, mas oferece todas as opções de comércio, restaurantes, hotéis e cafés, que Nova York e LA têm, de forma mais criativa.

O movimento orgânico começou na regiao, o que significa que não só a alimentação e saudável, como o programa mais badalado dos moradores e turistas é comer em um dos inúmeros food trucks que habitam permanentemente o centro da cidade. E tem para todos os gostos, comida grega, alemã, japonesa, os tradicionais hambúrgueres e hot dogs (com o diferencial da carne e da salsicha serem orgânicos) americanos e um dos melhores tailandeses que já experimentei na vida.

Portland_foodtrucks

Para viver como um morador local, o segredo é comprar sua refeição no food truck é comer na praça central, onde a correria da vida de uma cidade grande, da espaço aos pássaros e ao povo que curte a leitura de um bom livro, ou simplesmente está ali tirando um intervalo do trabalho para pensar na vida.

Aliás, Portland é um paraíso para quem gosta de ler, a biblioteca é lindíssima e a livraria Powell’s Books, e um playground fantástico para quem ama os livros, passei muitas horas por lá.

Portland_livraria

Outra vantagem de Portland é que podemos passear a pé pelas ruas do centro, diferente de LA e da maioria das cidades norte-americanas, onde somos dependentes do carro. Durante a caminhada, vale visitar os pubs e restaurantes animados do local, a energia lembra muito o nosso Brasil.

Portland_pubs

E, sem dúvidas e obrigatório experimentar o Voodoo Donuts, marca registrada da região. Disparado o melhor donuts que comi em toda a minha vida. Um espetáculo, que além de delicioso é divertido. Sim, tem fila na porta, mas vale a pena cada segundo de espera na loja, que aliás é também famosa por dar a bandas novas a oportunidade de divulgar sua música. Uma fábrica de donuts que nas horas vagas lança cds e promove shows de novos músicos. Só em Portland mesmo.

Portland_voodoo

A cidade é um dos mais importantes polos artísticos dos EUA. Muitos pintores, escultores, escritores, músicos, atores, começam suas carreiras lá. Portland é a casa dos inovadores e iniciantes na carreira artística, seja qual for seu talento.

De todas as maravilhas do lugar, o que mais me impressionou em Portland foi o estilo dos moradores locais, eles se vestem como querem, abusam das cores e dos sorrisos, e mesmo num dia nublado, enchem as ruas de muita luz.

Lá encontrei as cinco facções de “Divergente” muito bem representadas. Mas com uma diferença, todos vivem sem facção e exercitam a liberdade de expressão. As pessoas são audaciosas na maneira de vestir, inteligentes, vivem cercadas de livros e sabem se alimentar super bem, gentis, dão informações e estão sempre dispostas a ajudar. Vivem em um ambiente harmonioso e amigável raro de encontrar em uma cidade cosmopolita, e têm um sorriso sincero que muitas vezes não recebemos em lugares glamourosos como LA, onde todo mundo está vivendo o “faz de conta”, competindo por um espaco em Hollywood, o que acaba tornando a vida e as relações mais superficiais.

Sei que a maioria dos brasileiros quando pensam em passar férias nos EUA, raramente vão incluir o estado do Oregon e a Cidade de Portland em seu roteiro de viagens, mas sabe de uma coisa, deveriam, pois uma passagem em Portland, além de ser relaxante e divertida, vai lhe dar dicas de como mudar para melhor o seu próprio dia a dia e seu olhar sobre a sua rotina agitada. E lá você vai encontrar o melhor estilo de vida deste país, gastando muito menos, já que é mais barato do que todos as cidades badaladas da América. Portland é a cidade que chega mais próximo da realização do “american dream”. Vale a pena.

Agradeço a John Green por ter me inspirado a fazer uma “road trip”, em Cidades de Papel, e a amiga Nancy por ter topado percorrer as estradas rumo ao norte da Costa Oeste dos EUA. Todas as paradas do caminho foram mágicas, e chegar em Portland foi o auge da descoberta de um EUA, que nem Nancy, que foi criada na Califórnia, tinha ideia que existia. isso que chamamos de uma feliz surpresa!

Veja também por onde já estivemos:

ps_roadtrip

ps_muitas_decobertasl

Um comentário sobre “Road Trip: Nosso destino é Portland

  1. Escolhi Portland para morar por 6 meses, e lendo o seu post fiquei mais ansiosa e louca pra conhecer esse lugar. Espero que a minha experiência seja tão boa quanto a sua. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *