Animada festa de Saint Patrick colore Los Angeles de verde

Uma das tradições estadunidenses que eu curto até hoje é a festa de São Patrício, no dia 17 de março. Verdade que o santo é padroeiro da Irlanda, onde é feriado, mas é celebrado com paradas, roupas típicas, muito verde, até na cerveja, pelo mundo afora, inclusive no México, Inglaterra, Escócia, Canadá, Espanha e, claro, nos EUA, onde, hoje em dia, a comemoração é até maior que no país de origem. Em Chicago pintam até o rio de verde!

 

 

 

Saint Patrick se tornou uma festa tão popular nos EUA graças ao imigrantes irlandeses, que celebravam o padroeiro do seu país para matar as saudades de casa, enquanto construíam (literalmente, as pontes e metrôs) os Estados Unidos da América. Isso é só um lembrete que os EUA é o que é hoje graças aos imigrantes de TODAS as nacionalidades (especialmente os latinos!)

Aqui em LA, vários bares, incluindo todos os pubs irlandeses, festejam São Patrício. Meu evento favorito rola no irlandês Tom Bergins, de 1936, que é um dos pubs mais tradicionais da cidade, não muito longe da minha casa. Bato ponto todo ano.

 

 

 

No dia de Saint Patrick, o estacionamento ganha uma tenda, onde uma DJ anima a galera, com uma trilha sonora que vai de Abba a Madonna, passando por Lady Gaga, com destaque para a rainha Whitney Houston, que cola o povo pra dançar.

 

 

Para dar vazão à galera, que lota o local, bares adicionais são improvisados também no estacionamento, assim como banheiros químicos são colocados do lado de fora.

Um fervo louco! Regado de cerva verde, chopp amarelo e muito Irish coffee, um café quente com whiskey e creme que faz até eu, que não sou fã de destilados, saborear o drink com prazer. Afinal, Saint Patrick merece e a gente também.

 

 

Só não sei como essa festa, abençoada pela cerveja e pela alegria, ainda não é popular no Brasil, como o Halloween, que virou moda por aí. Mas não duvido que um dia o verde de São Patrício invada o país tropical. Até lá, se você gosta de uma farra, vale passar um Saint Patrick’s Day por aqui. Fica a dica!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *