Bandslam: “No Caminho do Sucesso”

bs2Por: Camila Sá

O adolescente Will Burton (Gaelan Connell) foi apelidado na antiga escola e perseguido pelos outros alunos, por conta de um trágico acontecimento que o pai do garoto se envolveu, motivo que levou ele e a sua mãe se mudarem para outra cidade. Na nova escola ele deixa os fantasmas para trás e conhece duas garotas, a introvertida e sem amigos Sa5m (Vanessa Hudgens) e a popular cantora Charlotte Baners (Aly Michalka). Já no início ele e Sa5m precisam fazer um trabalho para mostrar aos outros alunos a personalidade do outro, assim ele fica sabendo da competição de bandas que a escola participa: o Bandslam.

Charlotte também o convida para ajudá-la a cuidar de uma creche e descobre que Will é bastante interessado e conhecedor de música. Ela, que fazia parte da banda “The Glory Dogs”, o chamou para ajudá-la a ganhar o concurso do ano. Ele se enturma e vive uma realidade diferente da qual fazia parte na outra cidade, agora Will é essencial e querido por seus amigos, ele procura mais integrantes para incrementar os arranjos musicais e faz de tudo para que Charlotte e sua banda, agora batizada como “I can’t go on, I’ll go on” leve o prêmio para casa.

 

bs4

É legal perceber que ele é fissurado por fazer filmagens, tanto na câmera digital quanto no celular – naquela época nem de longe com a qualidade dos smartphones de hoje -, e se utiliza da internet e da plataforma já ultrapassada, o MySpace, para divulgar a banda e fazer com que outras pessoas conheçam o trabalho deles online. Aqui no Brasil em 2009 o Orkut ainda estava bombando, o FaceBook mal era usado – parecia um deserto, na verdade – e no Twitter eu acabava de criar minha conta, achando que aquilo seria apenas uma onda passageira. O filme mostra tanto conflitos adolescentes com as questões amorosas e de amizade, quanto psicológicos com o trauma que Will sofreu no passado e hoje busca preencher com lacunas mentirosas e organização social quando mostra que os adolescentes começam a se organizar em massa de forma diferenciada, pelas redes sociais. O público, inclusive, dá o feedback online da apresentação e a banda recebe uma proposta depois que um agente visualizou o vídeo na rede.

bs1

O filme possui um desfecho não muito previsível e ensina aos personagens que há sempre uma forma de correr atrás do que se quer e ganhar ou perder não significa muito, se você tiver e quiser ter outras oportunidades além daquela. O que vem depois pode ser iguais ou melhores do que apenas um resultado esperado. Todos eles alcançam um objetivo e deixam para trás um tipo de medo, superam as diferenças e conseguem trabalhar em conjunto para um objetivo maior.

bs3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *