Coreia é Aqui: O Guia Completo dos Dramas Coreanos – Parte 1

Por: Luana Mattos

Para entendermos mais sobre os dramas, gênero que vem conquistando o Brasil, nós do Coreia é Aqui preparamos uma série especial para vocês, contando um pouco dos bastidores das produções coreanas. Vem com a gente!

Por que “dorama”? O termo dorama surgiu da romanização da palavra 드라마 (que significa drama), já o termo K-drama é a abreviação de drama coreano (Korean drama, em inglês).

O conteúdo a seguir foi traduzido do site: https://www.90daykorean.com/kdrama/

A história do drama coreano

As raízes da televisão na Coreia do Sul remontam a meados da década de 1950, com a primeira série de TV coreana sendo transmitida, em 1962, pela KBS, Korean Broadcasting System, que continuou a existir como o grande canal nacional da Coreia.

Prédio da KBS

No entanto, não foi até a década de 1970 que as famílias coreanas começaram a comprar aparelhos de televisão. A maioria das séries de televisão sul-coreanas retratava tempos históricos, e figuras históricas, alcançaram apenas um pequeno público. Após o surgimento de TVs nos lares coreanos, dramas sul-coreanos mais diversos começaram a ser feitos, de heróis nacionais como o rei Sejong a contos de pessoas comuns de hoje, especialmente suas lutas e sofrimentos.

Quando as TVs coloridas se tornaram disponíveis na década de 1980, o cenário da televisão coreana mudou, com os dramas modernos se tornando mais proeminentes. E na década de 1990, começou a ficar mais popular formatar K-dramas em uma única temporada de aproximadamente 12 a 24 episódios. Hoje, também é mais difundida a produção de web dramas.

Processos de filmagem
Apenas os primeiros quatro episódios dos dramas coreanos serão filmados antes de iniciar uma transmissão. Caso contrário, cada drama é filmado o mais próximo possível da data de lançamento para economizar nas despesas de produção.

Os roteiros não são totalmente finalizados e alterações podem ser feitas com base no feedback do espectador durante o curso de um K-drama. Essas mudanças podem ocorrer apenas algumas horas antes das filmagens. Houve até casos em que cenas do episódio ainda estão sendo filmadas enquanto estão sendo exibidas na TV! Então filmar um drama na Coreia do Sul é certamente um processo intenso.

Pousando no Amor está disponível na Netflix

No entanto, graças à crescente popularidade dos dramas coreanos em todo o mundo, os produtores estão vendendo direitos para transmitir ou lançar os dramas antes do tempo, antes que qualquer coisa seja filmada. Isso, por sua vez, permitiu que eles filmassem com mais tempo e bem antes de ir ao ar do que o método de “filmagem ao vivo”.

As maiores empresas de transmissão da Coreia do Sul também têm seus próprios locais de filmagem para K-dramas históricos, com cenários detalhados e prontos para serem construídos. E, curiosamente, em comparação com muitos outros países, os roteiristas dos dramas coreanos são quase tão famosos quanto as estrelas e o diretor do programa. Geralmente, há um escritor ou um pequeno grupo de escritores escrevendo cada K-drama.

Música em dramas coreanos

A música desempenha um papel fundamental na maioria dos dramas sul-coreanos. Trilhas sonoras originais inteiras são criadas para cada um deles. A maioria dessas músicas são executadas por cantores populares de Kpop.

Músicas populares coreanas usadas como parte de uma trilha sonora também podem aumentar a popularidade de um drama coreano. A popularidade de um drama também pode fazer de uma música OST (Original Sound Track) um grande sucesso. Cada música deve expressar a estrutura e o humor do drama, e um processo detalhado é realizado para escolher as músicas certas.

Baek Ji Young

Também é comum usar o mesmo artista para muitos dramas diferentes devido a seus sucessos anteriores. Um exemplo notável de tal artista é Baek Ji Young. Ela gravou músicas OST para aproximadamente 20 dramas diferentes.

Por que os dramas coreanos são populares?
Os dramas coreanos são inegavelmente populares hoje em dia. No entanto, este não foi o caso alguns anos atrás. Graças ao crescimento da cultura pop coreana em todo o mundo, pessoas fora da Ásia também ganharam interesse em K-dramas e filmes coreanos.

O enredo do drama coreano
Os K-dramas são conhecidos por terem ótimos enredos com cenas que o manterão na ponta da cadeira, querendo saber o que acontecerá a seguir. É por isso que os K-dramas são ótimos para maratonar. Eles evitam histórias previsíveis e, constantemente, lançam reviravoltas na trama que farão o queixo dos espectadores cair. Se você gosta muito disso, pode terminar a temporada inteira em apenas alguns dias!

A OST
A trilha sonora original ou OST de um drama coreano anda de mãos dadas com o drama real. As pessoas reconhecem uma música e a associam ao drama de que a ouviram e vice-versa. Essas trilhas sonoras variam de acordo com a cena, combinando com as emoções retratadas pelos personagens. Algumas estrelas pop coreanas também estrelaram K-dramas dos quais cantaram a OST.

A cultura coreana
Os K-dramas dão a seus espectadores um vislumbre de como é viver na Coreia. Há muitas coisas interessantes sobre a Coreia, além do K-pop, como comida coreana, cultura, moda e os lugares que você pode visitar. Tudo isso pode ser alcançado através dos K-dramas e filmes coreanos que podemos ver online. Alguns dramas como “Pousando no Amor” até mostram a vida na Coreia do Norte através de seu enredo.

K-dramas são relacionáveis
Os dramas coreanos oferecem o tipo usual de cenas de romance ou ação, mas também exibem problemas na sociedade coreana e global que são relacionáveis para muitos. Isso inclui tópicos sobre saúde mental, suicídio, bullying, desigualdade de gênero, corrupção ou racismo. Gêneros sobre família e história também são comuns em K-dramas.

Dramas coreanos podem ajudá-lo a aprender coreano
As pessoas possivelmente são apresentadas à cultura popular na Coreia por vários motivos, mas acabam querendo aprender coreano, na maioria das vezes. Assistir a dramas coreanos pode ajudá-lo a praticar e aprender vocabulário e conversas em coreano.

As pessoas falam sobre isso nas redes sociais
Com a história de boa qualidade que os K-dramas têm, é normal que as pessoas falem sobre eles. Isso é feito especialmente através das mídias sociais. Você pode ver boas recomendações de dramas dos espectadores, e alguns até fornecem suas críticas, o que faz com que outros queiram começar a assistir já.

Dramas coreanos são fáceis de encontrar
Não é difícil começar a assistir a um K-drama, pois está disponível para streaming em diferentes sites globalmente: 7 serviços para você assistir doramas no Brasil

No próximo post iremos falar sobre os K-dramas mais populares na Coreia e no mundo.

Gostou desse post? Deixe seu comentário e interaja conosco nas redes sociais!

Até a próxima!
곧 만나요!~

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *