Dia de Martin Luther King: Dia de refletir sobre o mundo que desejamos

“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.” – Martin Luther King

Um dos problemas mais graves da história dos EUA é a segregação racial, hoje ainda mais que nunca, devido aos comentários racistas feitos recentemente pelo atual Presidente da República.

Por isso, nunca foi tão importante celebrar o dia do maior herói da luta contra o racismo, Martin Luther King, que dedicou a sua vida e morreu assassinado, em consequência desta causa.

“Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.” – Martin Luther King

Alguns pessimistas vão dizer que a luta de MLK foi em vão, mas eu acredito que ele é uma inspiração e em tempos difíceis como hoje, com a sociedade norte-americana dividida como há muito não se via, é na trajetória de Luther King que encontramos energia e forcas para não nos rendermos ao sistema e continuarmos a luta contra o preconceito racial. Não só nos EUA, como no Brasil e em qualquer outra parte do mundo.

Hoje, Martin Luther King celebraria 89 anos, ele partiu aos 39 e, apesar de jovem, deixou um legado de conquistas pra pessoas de todas as raças, não só a negra, e muitos ensinamentos que podemos utilizar na nossa luta pessoal, porque podemos e devemos encontrar uma maneira de influenciar positivamente a sociedade, a começar pelo nosso próprio comportamento. E por isso convidamos cada um de vocês a aproveitar o dia de hoje e fazer uma reflexão de como você está tratando as pessoas ao seu redor, funcionários, familiares, amigos, professores, colegas, negros, brancos, asiáticos, jovens e idosos, de todas as classes sociais. Porque a mudança começa com a gente mesmo, e a nossa energia pode sim mover montanhas e mudar o mundo pra melhor.

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” – Martin Luther King

Foram essas lições que aprendi ao visitar Atlanta, onde Martin Luther King nasceu, foi pastor e começou a sua jornada política. Hoje, lá ele descansa em paz.

Convido você a conferirem nosso passeio e conhecerem melhor este mestre que fez, e ainda faz, a diferença na vida de mais gente que ele mesmo podia imaginar:

Atlanta fez o HEA se sentir em casa

Visitamos também o hotel, em Memphis, onde Luther King foi assassinado, e lá descobrimos porque devemos continuar sonhando:

Martin Luther King Jr.: Nós Ainda Sonhamos

E, se você acha que o Brasil tem sérios problemas raciais, você está absolutamente certo, mas antes de achar que os EUA são um paraíso, saiba porque a segregação racial é a maior vergonha da sociedade norte-americana:

Segregação racial nos EUA e muito mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *