Entrevista Exclusiva com Estela Ribeiro: Trabalho duro para alcançar um sonho

Estela Ribeiro interpreta Dona Odete, a mãe de Claudia Raia, no espetáculo “Raia 30”, o musical. Atriz, bailarina, dubladora, locutora e apresentadora do Mundo Disney, no Disney Channel e no SBT, a simpática Estela bateu um papo exclusivo conosco e deu dicas para os jovens que sonham em trabalhar com arte, mas ficam apreensivos por conta da instabilidade da carreira: “meu pai sempre me disse que o importante era diversificar minhas frentes de ação e isso fez toda a diferença.”

 

Estela Ribeiro

Estela seguiu à risca o conselho do seu pai. Começou na dança aos quatro anos de idade por orientação médica, mas não se acomodou só como bailarina clássica: “você sabe que viver de dança no Brasil é complicado. Ou você é contratado de uma grande companhia ou acaba dando aula. Sempre gostei de escrever e por isso optei também por fazer faculdade de jornalismo, ao mesmo tempo que fazia curso de dublagem e atuação”, fala a atriz que viu sua carreira artística deslanchar quando trabalhou como apresentadora de um programa de calouros de música erudita na TV Cultura e fez vários espetáculos de teatro, onde conheceu Claudia Raia:

claudia raia e estela ribeiro

“Trabalhei com a Claudia no musical “Sweet Charity”, e fiquei muito honrada ao receber o convite para interpretar Dona Odete, sua mãe, em Raia 30, o musical, que é justamente um espetáculo que fala dos grandes momentos da carreira dela, os personagens marcantes, como Tancinha, Tonhão, peças de destaque como o “Não Fuja da Raia”, e sua relação com as pessoas que marcaram a sua trajetória, tanto diretores com quem ela trabalhou, como sua família. E para contar esta história, a Claudia chamou atores com os quais ela tinha trabalhado ao longo dos anos, pessoas que ela gosta, me sinto feliz em fazer parte desta família”, conta Estela, que complementa destacando quão especial foi o processo da criação deste importante personagem:

“Dona Odete foi uma grande incentivadora da Claudia, que começou a dançar no estúdio que sua mãe tinha em Campinas, mas ao mesmo tempo que ela era carinhosa também era muito exigente. Foi muito bacana pra mim explorar a dualidade desta personagem. E eu tive varias sessões de bate papo com a Claudia e com a Olenka, irmã dela, para falar como foi a infância e a adolescência dela e entender como foi a sua relação com a família e a relação da Claudia com a mãe. Foi muito interessante.”

Estela-Ribeiro-2

Agora o grande desafio desta profissional pra lá de versátil e administrar o seu dia-a-dia corrido, em cartaz no teatro e ainda como apresentadora de TV: “a minha sorte é que quando o espetáculo (“Raia 30”) entrou em cartaz, eu não estava gravando o Mundo Disney. Mas entre a temporada da peca no Rio e o tour que Estela fará com o espetáculo pelo Brasil afora, ela vai a Argentina, onde seu programa é rodado: “é uma loucura, mas eu adoro. Tanto o frio na barriga que sinto antes de entrar no palco a cada espetáculo, quanto a abrangência que a televisão tem. Eu trabalho com criança e fico emocionada quando recebo a carta de uma mãe, dizendo que a filha aprendeu a escovar os dentes comigo, ou o filho agora esta reciclando o lixo porque nos ensinamos no programa. Temos uma grande responsabilidade quando nos tornamos uma referência, ajudando no processo educativo que os pais e a escola já tem. Este apelo da TV é muito bacana também.”

 

 

E Estela afirma que nos momentos que a agenda não está lotada de compromissos na TV e no teatro, ela faz dublagem e locução “que também é muito legal” e trabalha também como assistente de direção: “adoro trabalhar nos bastidores e acho importante para um ator conhecer um pouco de cada etapa do processo de produção e direção, isso só contribui quando estamos atuando na frente das câmeras.”

E para encerrar nossa super agradável conversa, Estela compartilha mais preciosas dicas, para todos aqueles que querem investir na carreira artística:

“Primordial é estudar sempre. Não podemos nos acomodar, temos sempre para onde crescer, atuação não tem limites, é indicado fazer um curso com um diretor bacana. Além de fazer aulas de canto, voz, quanto mais ferramentas você desenvolver, mais possibilidades você tem. O mais legal do trabalho do ator é a busca e o crescimento diário. E especialmente saber que você vai fazer o teste e levar um não, e o que vai acontecer. Ao longo do tempo nos aprendemos e a lidar com o não. É essencial entender que o não que você leva num teste não significa que você é ruim, mas é que o seu perfil não é o que o diretor ou aquela determinada produção está procurando.”

Estela_Ribeiro

O segredo de Estela é “enfrentar as frustrações, não perder a paciência e não desistir.”

Esta profissional sabe o que diz, com um currículo extenso e repleto de conquistas frutos de seu árduo trabalho, sua determinação e persistência. Estela é sem duvidas um ótimo exemplo para quem quer mergulhar de cabeça na realização dos seus sonhos.

E se você é de Porto Alegre, Recife, Salvador e Curitiba, fique ligado na programação de teatro, pois você poderá ver Estela brilhar nos palcos onde espetáculo “Raia 30”, o musical, vai passar no Brasil, e ainda na temporada, com ingressos populares, que vai rolar em São Paulo. Imperdível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *