Os Banshees de Inisherin: Homenagem reúne elenco formado por amigos indicados ao Oscar

“Estar aqui representando “Os Banshees de Inisherin”, filme escrito e dirigido pelo nosso companheiro Martin McDonagh, onde tive o prazer de trabalhar novamente com ele e o ícone Brendan Gleeson, meu mentor e amigo, foi uma grande honra e é uma das maiores conquistas da minha carreira”, disse Colin Farrell no evento em homenagem a ele e a Brendan no Santa Barbara Film Festival.

 

“Os Banshees de Inisherin”: Colin Farrell e Brendan Gleeson no Santa Barbara Film Festival

“Os Banshees de Inisherin” está indicado ao Oscar em várias categorias, como melhor filme, roteiro original e direção (Martin), melhor ator (Colin) e ator coadjuvante (Brendan), o que é um marco na reencontro profissional do trio que trabalhou junto no primeiro filme de Martin McDonagh, “Bruges”, lançado em 2008.

 

Martin fez um emocionado discurso para os atores no evento e abriu o jogo sobre quão sincera é a relação dos três.

 

Martin McDonagh, diretor de “Os Banshees de Inisherin”

“Ao longo dos anos muita gente me perguntou quando eu ia trabalhar novamente com Colin e Brendan, sabendo que nós somos amigos próximos. E eu dizia que isso ia acontecer um dia. O que não tinha contado é que eu tinha mandando o roteiro de Banshees para eles há séculos e eles foram sinceros e me disseram que não era bom. E não era mesmo. Essa é a vantagem de ter amigos geniais que abrem o jogo com a gente. Recentemente, voltei a trabalhar nesse projeto e, praticamente, reescrevi tudo. Aí, quando eu mandei pros dois, eles adoraram e perguntaram quando íamos começar a rodar. Me senti seguro em produzir esse filme e estou muito feliz em entregar esse prêmio pra vocês (Colin e Brendan), porque além de excelentes atores são pessoas que confio e que me falariam a verdade. Que jornada a nossa! Obrigado.”

Colin Farrell, Brendan Gleeson e Martin McDonagh

Brendan, que foi professor de atuação de Colin, faz questão de destacar o brilhantismo do roteiro e da direção, “uma estória aparentemente tão simples, mas que Martin escreveu e dirigiu tão bem que, à medida que íamos rodando o filme, íamos percebendo a sua profundidade, e o resultado final é muito satisfatório e bonito. Sem contar que trabalhar novamente com Colin já era um sonho antigo nosso, e interpretar esses personagens foi um presente. Nada como estar em cena com um dos meus grandes amigos”.

“E um de seus melhores alunos” brinca Colin. “Aí já não sei”, responde Brendan às gargalhadas.

E esse foi um dos painéis mais divertidos de todos que assisti até agora nessa temporada de premiações. Muito pela amizade e pelo senso de humor tipicamente irlandês do trio.

Aliás, senso de humor e química que não só existem na vida real, como estão explícitos na tela. O filme trata de tantos assuntos sensíveis, e difíceis, como violência doméstica, saúde mental, suicídio, solidão e o tema central que é o fim de uma amizade de anos, proposta pelo personagem interpretado por Brendan.

Mas a emoção não está apenas no roteiro, ela está na excelente performance desse grupo de atores que deram um show. Esse é o tipo de filme que não funcionaria se o elenco não fosse tão excepcional como esse grupo é. Não por acaso, todos foram indicados ao Oscar, inclusive Kerry Condon (que está maravilhosa!), na categoria melhor atriz coadjuvante, e Barry Keoghan, também indicado na categoria ator coadjuvante, a mesma de Brendan.

É tipo o sonho de todo cineasta, transformar um roteiro cheio de camadas profundas em um aclamada obra. Martin, Colin e Brendan já tinham provado que isso era possível em 2008, reafirmaram o sucesso de sua parceria agora. Espero que os três amigos talentosos não demorem tantos anos para se reunir em um projeto novamente. Os cinéfilos agradecem.

Sinopse: “Os Banshees de Inisherin” se passa na ilha fictícia de Inisherin, em 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa. Pádraic (Colin Farrell) é um homem extremamente gentil cujo ser inteiro é abalado depois de experimentar a crueldade abrupta e casual de Colm (Brendan Gleeson), dois amigos de longa data cuja amizade é quebrada por desejo de Colm. Pádraic, confuso e devastado, tenta reatar o relacionamento com o apoio de sua irmã Siobhan (Kerry Condon), que junto com Dominic (Barry Keoghan), filho do policial local, vive seu próprio pesadelo dentro de casa. Mas quando Colm lança um ultimato chocante para afastar Pádraic de vez de sua vida, os eventos começam a se intensificar. Fonte: AdoroCinema

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *