Richard Linklater: Trajetória do diretor é celebrada no documentário “21 years: Richard Linklater”

Richard Linklater escreveu o romance que revolucionou a minha geração (e, particularmente, a minha vida). “Antes do Amanhecer” e, de certa forma, impulsionou as carreiras dos protagonistas, Ethan Hawke e Julie Delpy, não só como atores, mas como roteiristas, já que eles assinam juntos o roteiro dos dois outros filmes da trilogia, “Antes do Pôr-do-Sol” e “Antes da Meia-Noite”, ambos indicados ao Oscar na categoria roteiro original.

A carreira de Linklater é marcada por grandes filmes e ele é conhecido na indústria não só pelo seu talento como pela sua simpatia e sua capacidade de criar projetos inovadores, como “Boyhood”, filme gravado ao longe de 12 anos, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar como diretor.

Isso sem contar que Rick, como é conhecido no meio artístico, trabalhou com grandes nomes da indústria do cinema e, alguns deles como Matthew McConaughey, agradecem ao diretor a oportunidade de ter lhe dado o primeiro trabalho.

Eu sou fã de carteirinha de Linklater e tive o prazer de ficar frente a frente com o diretor algumas vezes, em LA e no SXSW, festival em Austin, sua cidade natal, no Texas.

Sou a prova que Rick é gente como a gente. Por isso, até arrisco dizer que seus filmes sejam tão bem-sucedidos pois tratam de temas da vida real, seja um romance, a relação de pais e filhos, as amizades, mostrados na tela, pelo diretor, de forma realista, complexa, emocionante e divertida. Daí a sua genialidade, pois é muito difícil traduzir os nossos sentimentos mais profundos, de forma poética e brilhante. Quanto mais simples a estória, mais difícil contá-la de forma especial.

Daí a magia de quem está por trás das câmeras. Richard Linklater sabe o que faz. Por isso, os fãs de seus filmes são tão entusiasmados e fiéis. Rick não conta só a trajetória dos seus personagens, ele conta também um pouco da jornada de cada um de nós. Com seus filmes nós aprendemos e nos identificamos, seja a trilogia romântica ou uma comédia sobre um grupo de jovens na “High School” nos EUA. Não importa a nossa idade, nem nacionalidade, a gente sempre vai reviver um pedacinho da nossa jornada assistindo seus projetos.

Para quem já é fã deste diretor, ou para quem nunca assistiu seus filmes mas tem o sonho de fazer cinema ou simplesmente ama a sétima arte, uma dica: domingo, dia 24 de fevereiro, às 22 horas, a Sundance TV vai exibir o documentário “21 year: Richard Linklater”. O longa celebra os 21 anos de carreira do diretor e traz conversas entre ele e atores que marcaram sua obra como Ethan Hawke, Jack Black, Keanu Reeves, Billy Bob Thornton, Matthew McConaughey, Jason Reitman, Zac Efron e Julie Delpy, entre outros. Vale conferir. E se você tiver assistindo o Oscar neste horário, veja a reprise na segunda-feira, dia 25, às 14 horas.

Enquanto isso, conheça mais sobre o trabalho de um dos diretores mais queridos de Hollywood:

https://www.hollywoodeaqui.com/sxsw-2018-frente-a-frente-com-o-diretor-richard-linklater-e-mais/

 

https://www.hollywoodeaqui.com/encontro-com-o-diretor-richard-linklater-tyler-hoechlin-e-elenco-de-everybody-wants-some/

 

https://www.hollywoodeaqui.com/street-food-cinema-diversao-ao-ar-livre-em-los-angeles/

 

Trailer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *