Séries Médicas – Clichê ou Fórmula de Sucesso?

Por: Jess Lopes

Algumas pessoas podem achar que séries com este tema já se tornaram “passadas”, ou sempre “mais do mesmo”. Sim! Este “universo da medicina” sempre foi um dos assuntos mais explorados nos seriados americanos, mas poucos resistem ao drama que cerca a vida de profissionais que lutam contra morte todos os dias, e graças ao “deus dos seriados”, as emissoras estão sempre se reinventando, às vezes até trazendo temas parecidos, mas abordados de maneiras diferentes.

Por ser amante de um bom drama médico, resolvi listar algumas das séries que fizeram, fazem ou irão fazer sucesso na minha grade e acredito que na grade da grande maioria dos viciados neste tema. Bora lá?

Séries Finalizadas:

er

ER – Este sucesso é considerado por muitos, a “mãe das séries médicas”. Sim! Tivemos séries que vieram antes dela, como Ben Casey, Dr. Kildare entre outras… Mas ER foi a série médica que ficou mais tempo em exibição (de 1994 a 2009). O cenário é um pronto-socorro de Chicago e a rotina dos profissionais que precisam lidar com os mais diferentes casos e pacientes todos os dias. Vale lembrar que a série lançou nomes de sucesso, como George Clooney e Julianna Margulies.

house

House – Com a missão de desvendar os diagnósticos mais fodas, interagindo o mínimo possível com os pacientes e forçando sua equipe a realizar os mais variados testes e exames até descobrir a doença e o tratamento certo, Dr. House foi um dos grandes sucessos da TV. Ele cativou o público não só por sua inteligência, mas principalmente por seu o humor sarcástico.

Outras séries finalizadas que valem a pena conferir: Scrubs / Nip Tuck / Private Practice (spinoff de Greys Anatomy) / Chicago Hope / Doogie Howser, M.D. /Emily Owens, M.D. / Do No Harm.

Séries em exibição:

greys

Grey’s Anatomy – Quem nunca se acabou de chorar vendo esta série, que atire a primeira pedra!!! Grey’s acabou de finalizar sua 11ª temporada, novamente deixou os fãs com o coração partido e com vontade de estrangular Shonda Rhimes (criadora da série, conhecida como uma das “grandes matadoras da TV”… rsrs). A série gira em torno da médica Meredith Grey (Ellen Pompeo), que começa como interna e torna-se residente num hospital de Seattle. Lá, ela conhece Cristina, Izzie, George, Alex e o charmoso médico Derek “McDreamy” Shepherd (Patrick Dempsey), com quem vive um romance. A cada dia, a história dos pacientes do hospital acaba se cruzando com os dilemas pessoais desses cirurgiões.

the night shift

The Night Shift – “Minha atual queridinha”.. rsrs. A série conta a história de uma equipe de médicos que trabalham no horário noturno do pronto socorro no San Antonio Medical Center, um hospital do Texas. Além de focar no dia a dia destes profissionais, ela mostra a batalha constante que eles vivem entre salvar vidas e manter a política de gerenciar um hospital urbano, fora que a maioria dos médicos que trabalham no local são militares ou ex-militares, que além de tudo tem que ligar com os traumas que vivenciaram na guerra ou com o medo de voltar paras estes lugares. O bacana é que The Night Shift tem ainda uma pitada de humor, balanceado na medida certa com a dose dramática do show.

Outras séries em exibição que valem a pena conferir: Saving Hope / The Knick / Nurse Jackie / Call the Midwife / Critical

O que vêm por aí:

proof

Proof – A Doutora Carolyn Tyler (Jennifer Beals) é uma brilhante cirurgiã que recentemente sofreu com a perda do filho e com o fim do casamento com o Dr. Len Barliss (Sean Gleeson), resultando também no seu afastamento da filha do casal (Annie Thurman). Mas o trauma pessoal de Carolyn não a afastou das suas ações de caridade e de ajuda ao próximo. Vale lembrar, que Proof além de uma série médica irá focar na questão de “vida após a morte”. (estreia dia 16 de junho).

chicago med

Chicago Med – Spin-off de Chicago Fire, será um drama médico procedural que se passará em um movimentado hospital de Chicago, e que contará também com dramas pessoais dos médicos. (era da Mid mas teve sua estreia antecipada para a Fall Season).

Outras séries estreantes que valem a pena conferir: Code Black (estreia na Fall Season) / Heartbreaker (estreia na Mid Season) / Complications (estreia dia 18 de junho)

Ufa! É muita série pra pouco eu… rsrs!! Sei que a lista de séries deste gênero é grande e que faltaram algumas, mas espero que tenham curtido a matéria. E que venham mais série médicas por aí, pra alimentar ainda mais este nosso vicio maravilhoso! Oremos….rsrs

Bjs da Jess @dricajlopes

bio_jessica_lopes_2015

2 comentários sobre “Séries Médicas – Clichê ou Fórmula de Sucesso?

  1. I agree really a lot of series about doctors but I think it is good and human that this topic is so close to us, putting together the fear of death, relationships and feelings that everyone has to deal to sooner or later. Thanks for sharing!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *