Stanford: Campus da universidade é parte da magia do entretenimento e da história do vale do Silício

Quem é cinéfilo e viciado em seriado sabe que os campus das universidades nos EUA, volta e meia, servem de locações para filmes e séries. Faz total sentido quando o roteiro conta estórias de universitários, mas os campus são tão bonitos que outras produções gravam no local até festa de casamento.

 

 

Eu tive o grande privilégio de fazer uma pós-graduação na UCLA – Universidade da Califórnia, Los Angeles. Andando pelo campus e admirando os prédios históricos, e os jardins bem cuidados, eu me sentia em um cenário de filme diariamente. E, nos EUA, as universidades não servem só para os estudantes, elas são incorporadas à vizinhança em que estão localizadas, servem de local de lazer para os moradores. Se você chega em um domingo, na UCLA, a galera de Westwood está lá fazendo caminhada e levando os filhos para brincar. Uma delícia!

Assim é também em vários outros campus universitários que já visitei pelo país afora. Importante lembrar que essas universidades recebem milhões em doações de famílias riquíssimas que estudaram lá, isso além de serem pagas. Não existem universidades gratuitas nos EUA, como temos no Brasil. Aqui oscila entre as menos caras e as caríssimas. E sim, a maioria oferece bolsa de estudo, seja por performance ou para atletas mas, como vocês podem imaginar, não é fácil conseguir.

As universidades mais tradicionais ficam na costa leste, nas 13 colônias que formaram os EUA, Columbia, em Manhattan, NY, Harvard, em Massachusetts, Brown, em Providence, Rhode Island, e outras que são chamadas de Ivy Leagues, que fazem menção à liga de Beisebol.

Todas são incríveis, uma aula de história e um ponto turístico, com igrejas e bibliotecas que valem a pena serem visitadas. Porém, o campus mais belo que já visitei até hoje foi o da Stanford University que fica no norte da Califórnia, em Palo Alto, entre San Jose e São Francisco, uma viagem de aproximadamente 6 horas de carro de LA.

 

 

A região também é conhecida como a capital do Vale do Silício, onde estão todas os gigantes digitais, Apple, Google e Meta. Mostrei um pouquinho do local nessa matéria, a primeira de uma série que publicaremos nas próximas semanas:

 

 

Eu fiquei hospedada em um hotel próximo a Stanford e fui passear lá, mesmo com chuva. Fiquei encantadíssima com o jardim, a igreja que, embora fechada, já dava uma ideia de sua suntuosidade por fora e, com o museu de arte, gratuito, que é um paraíso para quem curte exibições de arte com peças de todos os continentes.

 

 

 

 

 

 

Mas, o auge da visita foi mesmo a Hoover Tower, as exibições no térreo também são gratuitas e a visita ao deck – que fica no último andar- custa US$5 (R$25). A vista é deslumbrante, mesmo em dias de chuva e vento, e os simpáticos voluntários contam a história do local.

 

 

 

 

Eu já estava mais que satisfeita com o meu tour no campus em um dia nublado, mas quando acordei no dia seguinte e vi o céu azul, sem nuvens, não resisti e voltei a Stanford para subir mais uma vez na torre. E, olha, valeu muito a pena, como vocês podem conferir nos vídeos e fotos que seguem.

Como o dia estava claro, consegui ver até São Francisco, lindo de viver!

 

 

 

 

Compartilho aqui as dicas das atrações principais que visitei em Standard, que são imperdíveis. Além de ser um passeio belíssimo, também conta um pouco da história do Vale do Silício, que começou com os brilhantes alunos da universidade, que ainda forma os feras que trabalham nas grandes empresas de tecnologia que criam os nossos vícios, como as redes sociais.

Tenho certeza que vocês, como eu, vão se sentir em filme quando visitar esse campus mágico!

 

 

 

vvvvv
vvvvv

Hoover Tower


A Hoover Tower é uma estrutura de 87 metros, no campus da Universidade de Stanford, Califórnia. A torre abriga a Biblioteca e Arquivos da Instituição Hoover, uma coleção de arquivos fundada por Herbert Hoover antes de se tornar presidente dos Estados Unidos.

A Hoover Tower recebe aproximadamente 200 visitantes por dia. As exposições no térreo são gratuitas e para subir no terraço e admirar o visual, pagamos um ingresso de $5 (aproximadamente 25 reais). A plataforma do deck de observação fica a 76 m acima do solo e oferece uma visão ampla do campus da Universidade de Stanford e da área circundante. Em dias claros é possível ver todo o horizonte distante de São Francisco. O mirante da torre funciona diariamente das 10h00 às 16h00, mas fecha durante os intervalos acadêmicos.

vvvvv

 

 

vvvvv
vvvvv

Memorial Church


A Stanford Memorial Church (também conhecida informalmente como MemChu) está localizada no Main Quad, no centro do campus da Universidade de Stanford, Califórnia. Foi construído durante a Renascença Americana por Jane Stanford como um memorial a seu marido Leland. A igreja é chamada de “a joia da coroa arquitetônica da Universidade”.

vvvvv

 

 

vvvvv
vvvvv

Cantors Art Center


Cantor Arts Center é um museu de arte no campus da Universidade de Stanford, Califórnia.

A coleção do Cantor Arts Center abriga mais de 38.000 itens, incluindo Arte Africana, Arte Americana, Arte Antiga, Arquivo de Fotografia Andy Warhol, Arte da Ásia e Oceania, Arte das Américas Indígenas, Auguste Rodin, Eadweard Muybridge, Arte Europeia, Moderna e Contemporânea Arte, fotografias, gravuras e desenhos, cadernos de desenho de Richard Diebenkorn, esculturas no campus e coleções e memorabilia da família Stanford.

vvvvv

 

 

Planeja conhecer Stanford? Anote o endereço:


O campus da Stanford, uma das universidades mais prestigiadas dos EUA, é belíssimo e merece uma vista a sua torre, aos museus e exposições!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *