A repercussão positiva da série “Os 13 Porquês”

Por Tiago Souza

Praticamente uma semana após o lançamento da série “Os 13 Porquês”, na Netflix,já podemos sentir o impacto que este seriado está trazendo a vida de quem a assistiu e também daqueles que ja tinham lido o livro que deu origem a série muito bem escrita e atuada.

“Os 13 Porquês” conta a trágica história de Hannah Baker (Katherine Langford), a garota que se suicidou (não, isso não é um spoiler), e que deixou uma lista de 13 motivos, de 13 “culpados” e de 13 mensagens que mudarão vidas para sempre, incluindo a nossa e a de Clay Jensen (Dylan Minnette), que dias depois de receber a terrível notícia do suicídio da garota que amava, ele também recebe em sua casa um caixa misteriosa, que contém fitas cassetes gravadas pela Hannah. Nelas estão os 13 porquês que a levaram a se suicidar.

Em nosso país, segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), após a estreia de “Os 13 Porquês” houve um aumento de aproximadamente 100% no número de mensagens de texto e ligações de pessoas dispostas a conversar sobre o suicídio, e muitos desses relatos mencionam a trama. Se você precisa de ajuda ou quer conversar com alguém sobre bullying que este sofrendo ou compartilhar qualquer outro problema: ligue para 141 ou acesse http://cvv.org.br/chat.php . Lembre-se sempre: #VocêNãoEstáSozinho!

Muitos acham que são a Hannah Baker, porém a maioria das pessoas é, na verdade, um dos “porquês” que levou Hannah a cometer o suicídio. Apenas reflita e preste atenção! E aqui fica o nosso apelo: Olhe ao redor com atenção: você conhece alguma Hannah Baker? Se sim, NAO CRITIQUE E SIM AJUDE AGORA!

Adolescentes, pais, irmãos, educadores, se vocês não assistiram ainda, tão esperando o que? Se você for uma daquelas pessoas que como eu tem o hábito da leitura, aconselho a seguir essa dica: LEIA O LIVRO ANTES DE ASSISTIR A SÉRIE. Apesar da série ser maravilhosa, a emoção que senti com o livro é indescritível e, além do mais, o livro ainda traz algumas surpresas como um mapa, (Pois juntamente com as fitas, Clay recebe um mapa marcado com algumas estrelas, para que no momento em que ele for ouvir as fitas, ele possa ir aos locais indicados e reviver as emoções que foram sentidas por Hannah).

Ler o livro e assistir a série pode ajudar você a salvar a sua própria vida, ou a do seu filho, aluno ou membro da sua comunidade.

Veja o trailer aqui:

 

 

Compre logo seu livro: www.amazon.com.br/Os-13-Porquês-Jay-Asher/dp/8508126654/ref=sr_1_1

Se você ainda não ouviu falar do livro e da série confira já os posts abaixo.

Sobre o livro:

“Os 13 Porquês”: Livro vai ganhar série na Netflix

Sobre a série baseada no livro, produzida por Selena Gomez, já a disposição no Netflix Brasil:

Um Papo Sério: “13 Reasons Why”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *