Como trabalhar na Disney?: Profissão Custodial

Por: Camila Sá

Ser custodial não é fácil, mas é bem divertido. Eu considero essa a melhor role do programa – e olha que pensei e repensei isso várias vezes, enquanto limpava banheiro, se tinha sido uma boa “decisão” – e as justificativas dessa afirmação são bem simples:

1. Não ficamos fazendo a mesma coisa o dia inteiro, o trabalho é dinâmico apesar de ser basicamente o mesmo;
2. Cansou de limpar banheiro? É só dar uma caminhadinha, para espairecer, enquanto tiver uma pan&broom (famosas vassoura e pá) nas mãos está tudo certo;
3. Não tem coordinator ou manager no seu pé o tempo inteiro. Nós somos livres, fazemos o nosso próprio horário dentro do shift e da forma que acharmos melhor;
4. Cansou de limpar a sua área? Vá para as ruas do seu parque/hotel receber ou dar informações aos guests;
5. Ganhamos pins para trocar com os guests

Isso varia um pouco de local, lembra que eu disse no outro post – Como trabalhar na Disney? – que tudo depende? Algumas coisas são diferentes dos resorts para os parques, mas ser custodial é ser livre e nenhuma outra posição te oferece isso. Só que a gente rala bastante. Nossa área é limpeza e tudo relacionado a isso, então temos tirar lixo, limpar lixeiras e code v (o famoso vômito), além outras substâncias do corpo humano que vocês possam imaginar, varrer e organizar espaços. Carrega peso, empurra carrinho, anda muito. Muito. Muito. Muito. Anda muito mesmo. MESMO. Eu não cheguei a me pesar durante os meses de intercâmbio e nem depois de voltar ao Brasil, mas senti minhas roupas mais folgadas e me sentia bem, porque era um exercício físico forçado e eu sou a pessoa mais sedentária do universo.

No Animal Kingdom Lodge, minha work location, eu tinha algumas posições dentro de custodial que eu podia cair todos os dias. Com exceção de tudo que já falei ali em cima, custodial que trabalha em resort ainda tem a piscina para cuidar: checar e estocar toalhas limpas, tirar as sujas e manter o ambiente organizado. Parece pouca coisa falando agora que eu listei, mas não é, acredite! Em geral, eu sempre trabalhei 8h por dia porque no hotel não era tanta loucura como nos parques.

 

 

Se você cair no Magic Kingdom eu só te desejo boa sorte: trabalha bem mais de 10h por dia e não é fácil, mas é divertido e rende muita granajá que depois da 8° hora passamos a receber mais. Eu peguei shifts nos parques e achei uma vibe completamente diferente e mais legal do meu local, mas acredito que não teria aguentado o programa inteiro porque é super exaustivo. O Hollywood Studios é sempre muito legal, acho que é meu parque favorito, as pessoas são todas super legais e atenciosas, prontas para ajudar sempre. O Animal Kingdom é o mais tranquilo de todos, porque não tinha show noturno e era o que recebia menos pessoas mesmo. No entanto, isso está para mudar porque ele vai ficar aberto até mais tarde daqui um tempo. O Epcot foi o único que eu não consegui shift, mas é outro parque que concorre ao lugar de favorito no meu coração, pelo simples fato de ter vários países ao seu alcance.

Animal Kingdom lodge

Nos hotéis, a roupa de trabalho é diferente, para conversar com a decoração/tema do lugar, mas para todos os parques é um uniforme completamente branco bem bonitinho até. Nós ganhamos tênis preto, o que é um gasto a menos, porque para a role precisa ser um tipo especial por segurança. Você também poderá pegar casaco, blusas de manga comprida, luvas, touca, boné e capa de chuva. Ter a mesma vestimenta em todos os parques facilita MUITO a vida por motivos de shifts extras. Ir ao costuming sempre é um saco, eu já pegava minhas roupas e as lavava em casa mesmo, mas eles também lavam por nós. O problema era devolver o seu tamanho perfeito e não achar mais depois, fica ao seu critério. Diferente do que dizem dá sim para ficar “rico” sendo custodial, mas aí depende das suas prioridades. Eu conheci gente que tinha apenas um dia de folga por semana e mal conseguia sair nele, porque ficava muito cansado. Aí são as escolhas de cada um, ficar pobre e aproveitar o programa? Trabalhar bastante e torrar o dinheiro depois? Você que sabe e está tudo certo qualquer que seja a sua decisão. PAZ.

Para fechar o post, eu só queria dizer uma coisa que ninguém lembra antes/pouco antes de você chegar lá: o rádio será o seu maior pesadelo. Não só para custodial, mas para quase todas as roles. É isso aí, boa sorte e caso você não entenda o que estão dizendo: ignore. Eventualmente tudo dará certo.

Um comentário sobre “Como trabalhar na Disney?: Profissão Custodial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *