Coreia é Aqui: Como é a celebração de aniversário na Coreia do Sul

Por: Yasmin Riechi

Como essa semana temos aniversariante, que tal aprendermos um pouquinho sobre essa festa lá do outro lado do mundo?

Você sabia que na Coreia do Sul a idade das pessoas é contada de uma maneira diferente? Sim, na cultura coreano um bebê já nasce com 1 ano de idade, e na virada do ano todos ficam um ano mais velho.

Os coreanos celebram o dia do nascimento com festas entre família, amigos ou fãs, mas a idade é somada na virada do ano, assim todo mundo fica mais velho junto.

Celebrações importantes

A primeira grande comemoração acontece após 100 dias do nascimento, conhecido como Baek-il 백일. É uma pequena celebração para a família com comidinhas, como a sopa de alga Miyeok-guk 미역국, para homenagear a mãe do bebê, bolos de arroz como baekseolgi 백설기, que representam inocência, ou Songpyeon 송편, que representa harmonia. Esses pratos são preparados e divididos com vizinhos, para que o bebê seja abençoado e tenha uma vida longa.

Outra comemoração importante é no dia do nascimento, nosso primeiro ano, com uma festa grande chamada de Doljanchi 돌잔치. Durante esse evento, existe um momento chamado de doljalbi 돌잡이 que é uma performance para abençoar o futuro da criança. Vários objetos são colocados em uma mesa em frente à criança e o objeto que ela escolher representa seu futuro promissor e afortunado.

Comidinhas de aniversário

Japchae 잡채

Macarrão transparente, bem temperado, acompanhado de legumes, carne ou ovo. Antigamente era a comida preparada para festas nos palácios coreanos apenas para família real, depois passou a ser o prato de casamentos e, hoje, também faz parte das celebrações de aniversário.

Panquecas de Kimchi – 김치부침개

Kimchi é o prato mais famoso e mais amado da Coreia, tanto que os coreanos fizeram uma panqueca com kimchi e muitos comem como café da manhã no dia do aniversário. Fofinha e levemente picante.

Bulgogi Churrasco Coreano – 불고기

Pedaços de carne nobre grelhada na hora e servidas com MUITOS acompanhamentos. Também é um prato famoso para festas.

Bento Cake – 도시락케이크

As marmitinhas de bolo são bem populares na Coreia do Sul por serem em tamanhos pequenos e super decorados. É uma escolha frequente entre os adolescentes e jovens para comemorar o aniversário de alguém especial.

Aniversário de k-idols

No mundo do entretenimento coreano os aniversários são bastante celebrados. Cantores e atores têm seus dias de nascimento muito comemorados pelos seus fãs, ou com seus fãs.

Alguns fazem encontro com fãs no dia, para conversarem e passarem um tempo juntos.

Outros fazem Live respondendo fãs; às vezes, comendo, sempre com decorações, fotos, balões e bolo.

Já os fãs, esses comemoram o mês inteiro o aniversário dos seus artistas preferidos. Enchem a cidade de propagandas dos idols, para divulgar o artista e seu trabalho,

alguns decoram aviões,

ou trens…

Fazem exposições de fotos e eventos em cafés,

E até propaganda na Times Square.

Também é comum os fãs enviarem muitos presentes, bolos e balões para seus artistas no dia do aniversário.

Além das surpresas com grandes projetos nas ruas de Seul, com referências aos seus gostos e aos trabalhos em miniaturas, maquetes e até em tamanho real.

Essa semana nosso aniversariante é o querido HEA, nossa casa, nosso parceiro. Queremos desejar um ótimo aniversário. São 11 anos de Hollywood é Aqui, e nós do Coreia é Aqui estamos muito felizes em participar desse aniversário. Parabéns, Claudinha, Moniquinha e toda equipe, parceiros, e fãs do Hollywood é Aqui.

Annyeong.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *