Coreia é Aqui: Festivais de Verão na Coreia do Sul

Por: Yasmin Riechi

Chegou a época de festas juninas, uhulllll. Muita comida boa, música, danças, fogueiras, mas, isso tudo aqui no Brasil, enquanto lá, do outro lado do mundo, na Coreia do Sul, as temperaturas estão altíssimas e, no lugar das festas de São João, eles têm os aguardados festivais de verão.

Em julho e agosto os coreanos têm as longas férias de verão, os estudantes e famílias viajam, fazem passeios e vão em eventos diversos. Dentre eles temos os festivais, que são muito populares na Ásia, de vários tipos durante o ano todo, e não é diferente com os as festas das estações mais quentes, ainda mais agora com o retorno após 2 anos, devido à pandemia.

Escolhemos alguns dos festivais para explicar um pouquinho sobre, são eles:

연등회 (yeondeunghoe) – Festival das Lanternas

Esse festival acontece simultaneamente em diferentes lugares, normalmente, ao redor dos templos budistas, já que é uma celebração que coincide com o aniversário de Buda. Para esse evento, milhares de lanternas são penduradas deixando o ambiente super colorido, alguns formam desenhos, outros trazem mensagens escritas, cada lugar diferente do outro. Em algumas cidades existe uma marcha com lanternas de lótus, que reúne milhares de pessoas em uma longa caminhada carregando suas lanternas no formato de flores até o templo.

Kim Namjoon (BTS) visitou um desses locais cheio de lanternas, e compartilhou algumas fotos no Instagram.

 

부천 국제판타스틱영화제 (bucheon gukjepantaseutingnyeonghwaje) – Festival Internacional de Cinema de Bucheon

Como o nome já diz, é um festival de cinema, com sessões gigantescas em arenas ou à céu aberto, que apresenta todos os estilos de filmes, com foco em obras alternativos do mundo todo, pequenas produções, documentários e, até, sobre jogos. O evento também conta com painéis e participações de alguns dos diretores, que respondem perguntas e interagem com o público presente.


 

포항 국제불빛축제 (pohang gukjebulbitchukje) – Festival Internacional de Fogos de Artificio de Pohang

Pohang é uma praia na Coreia e é conhecida como a cidade das luzes e do fogo, o motivo é esse espetáculo de fogos de artifício à beira mar todo ano, no verão asiático. É um evento de um dia exclusivo que reúne as melhores fabricantes de fogos de artifício para apresentarem seus produtos e novidades, dura entorno de uma hora, tornando o céu brilhante e todo iluminado.

 

보령머드축제 (boryeongmeodeuchukje) – Festival de Lama de Boryeong

Esse festival atrai o maior número de visitantes internacionais para a praia. Já que são várias atividades e atrações, inclusive o aclamado banho de lama de Boryeong, que é muito especial para os amantes de skin care. Segundo pesquisa, ela possui diversos benefícios para a pele, hidrata, retira o excesso de impurezas, ajuda com a maciez e firmeza da pele, previne envelhecimento e estimula a elasticidade. Bora mergulhar nessa lama?

 

해운대 모래축제 (haeundae moraechukje) – Festival de Areia de Haeundae

Depois de um banho de lama, que tal um banho de areia? Sim, vamos empanar! Mais um festival na praia. Esse ocorre em Haeundae e tem várias atividades como o banho de areia, mas, a mais famosa e visitada nesse evento são as esculturas enormes de areia que ficam expostas na praia de Haeundae. É preciso de mais de um dia para apreciar todas as artes que ficam expostas.

 

Festivais de Música

Existem diversos festivais de música no verão coreano, inclusive alguns acontecem nos campus das grandes universidades.

Um muito conhecido e um dos maiores festivais de música da Ásia, é o Festival Internacional do Rock de Pentaport, sempre com atrações internacionais e três dias de shows. Outros festivais de música eletrônica e pop são bem comuns também. Esse ano terá o festival Waterbomb que contará com o retorno de Zico aos palcos, após cumprir seu tempo no serviço militar. Além de Zico, artistas como CL e Jay Park também já foram confirmados.

Esse festival promete ser o festival de muita água, ufa, depois desses banhos de lama e de areia um banhinho com água vai bem, neh?!

Ficou interessado em algum desses festivais? Conta aí, qual você gostaria de ir visitar, participar?
Anneyong.

3 comentários sobre “Coreia é Aqui: Festivais de Verão na Coreia do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *