Coreia é Aqui: Você sabe o que é o K-Pop?

Por: Ana Beatriz

Muito provavelmente você deve ter se deparado com esse termo muito famoso, recentemente, no Ocidente, com o “boom” do entretenimento coreano, através do cenário musical, dos doramas em ascendência, ou, talvez, você nunca tenha ouvido falar mesmo. Bom, para esclarecer quaisquer dúvidas, K-Pop nada mais é que uma alusão a músicas do gênero pop, só que cantadas em coreano (por isso o “K”, uma referência à palavra “Korea” – Coreia em inglês). Em um breve resumo, a história do K-Pop tem uma grande raiz patriota, surgindo no final dos anos 1980 como uma tentativa de valorização da cultura nacional. A partir desse sentimento, criou-se a imponente Onda Coreana (também conhecida por Hallyu), um movimento baseado no forte investimento do governo da Coreia do Sul na exportação de música, filmes, séries e gastronomia local, o qual obteve um forte impacto inicial no Japão, China e Sudeste da Ásia – acabando por se consagrar na maior parte do Leste Asiático, como é o cenário atual.

Como alguns artistas famosos desse gênero podemos citar o BTS – o maior expoente para a consagração do K-Pop no Ocidente -, Blackpink, Twice, Stray Kids, NCT e outros grupos e artistas extremamente talentosos. No entanto, é bom relembrar que, apesar do termo K-pop ser utilizado normalmente para generalizar a música coreana, a Coreia é uma grande produtora de músicas em diversos estilos que não se limitam aos ritmos energizantes e animados do gênero pop. Como exemplos, temos o KHH (Korean Hip Hop/Hip Hop Coreano), famoso por artistas como Loco e CL; R&B, com Zion T. e Hoody, e indie, com Se So Neon e 10cm, além de diversos outros estilos e artistas.

Com isso, o intuito dessa matéria é justamente apresentar a vocês alguns desses artistas e suas músicas, mostrando a riqueza do cenário musical da Coreia. Assim, segue uma lista com alguns lançamentos do mês de março:

HONEY – SOLAR
[MV] 솔라 (Solar) – 꿀 (HONEY)

 

 

MANIAC – STRAY KIDS
Stray Kids “MANIAC” M/V

 

 

TOMBOY – (G)I-DLE
(여자)아이들((G)I-DLE) – ‘TOMBOY’ Official Music Video

 

 

GANADARA (feat IU) – JAY PARK
박재범 (Jay Park) – ‘GANADARA (Feat. 아이유 IU)’ Official Music Video

 

 

FEEL MY RHYTHM – RED VELVET
Red Velvet 레드벨벳 ‘Feel My Rhythm’ MV

 

 

Assim, espero que vocês se divirtam em conhecer esse cenário tão vasto e talvez também passem a compartilhar (pelo menos um pouquinho) da adoração que temos pela música coreana.

Esperamos que tenham gostado!
Até a próxima atualização,
Annyeong.

Um comentário sobre “Coreia é Aqui: Você sabe o que é o K-Pop?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *