História de um Casamento: Com grandes chances de concorrer ao Oscar, filme estreia na Netflix

Tive a oportunidade de assistir “História de um Casamento” na pré-estreia, no Austin Film Festival, em outubro. O filme estreia hoje na Netflix e é um dos favoritos na corrida do Oscar 2020. Estrelado pelos brilhantes Scarlett Johansson, Adam Driver e Laura Dern, foi dirigido por Noah Baumbach, que também escreveu o roteiro baseado em sua própria experiência, quando se separou da atriz Jennifer Jason Leigh.

A “História de um Casamento” (Marriage Story) nos apresenta Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) que estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson). Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-261015/

Eu gostei bastante do filme e creio que a maioria das pessoas que viveram uma situação semelhante vão se identificar com a dor, com os momentos de angústia e com as dúvidas dos personagens. Um divórcio nunca, jamais, é uma experiência fácil, ainda mais com filho. Creio que, mesmo o fim de um longo relacionamento, que muitas vezes já estava acabado há anos, seja sempre doído. Depois de dividir a vida com uma pessoa durante décadas, é difícil lembrar quem você é sozinho. O processo é custoso para todos os envolvidos, até para os familiares ao redor.

Achei que o filme foi sincero ao mostrar as falhas cometidas por Charlie, colocando seu trabalho em primeiro lugar. Assim como, na cena mais bela, a perfeita Scarlett faz um monólogo sobre como colocou os seus sonhos de lado para realizar os sonhos do marido, nos deixando às lágrimas. Se não é uma história que você mesmo viveu na pele, você provavelmente conhece alguém próximo que passou ou está passando por uma situação semelhante e vai sentir seu coração de emocionar.

Mas, verdade seja dita, conheço gente que não curtiu o filme. Eu assisti com alguns colegas de trabalho, que encontrei coincidentemente na fila. Após a sessão esticamos para um choppinho e inspirados por Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), meus amigos April e Jullian embarcaram em uma discussão amigável, mas pra lá de calorosa sobre “História de um Casamento”. Ele gostou do filme, tanto quanto eu, ela, assim como nossa outra amiga Sarah, não curtiu nem um pouco, achou que, de certa forma, a estória, contada por quem a viveu, protege Charlie e não dá o espaço merecido a Nicole. Jullian e eu acreditamos no oposto, como o próprio Noah escreveu, ele expôs as besteiras que vez, ao mesmo tempo que celebrou a força de Nicole que se reinventou durante o processo.

Mas, apesar de terem opiniões tão diferentes, a amizade de April e Jullian sobreviveu ao divórcio de Nicole e Charlie, mas são momentos assim que nos fazem perceber como cada um realmente pensa como pode (como já diria Mário Quintana) e é por isso que um casamento é um trabalho diário.

Fica a dica pra quem quiser assistir a um dos filmes mais badalados dessa temporada de premiações e a pergunta, vocês concordam com April, que não curtiu o filme ou com Jullian, que adorou? Nada como uma divertida e saudável enquete pra alegrar nosso próximo chopp!

Data de lançamento: 6 de dezembro de 2019 na Netflix (2h 17min)
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Adam Driver, Scarlett Johansson, Laura Dern mais
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA

Trailer Legendado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *