Icônico palco da cultura negra em NY, Teatro Apollo ganha documentário na HBO

Atenção fãs de documentário e de Nova York, essa dica é especial para vocês. “The Apollo”, que estreia na HBO no segundo semestre, conta a história e mostra o legado do famoso teatro, localizado no bairro do Harlem, que começou como um refúgio para artistas marginalizados, em sua maioria negros, e se tornou um palco consagrado de excelência negra e empoderamento, por onde passaram lendas da música como Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, James Brown, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Elton John, Mymoena Davids, Quincy Jones, Prince, entre muitos outros. Até o Presidente Barack Obama fez uma visita ao teatro.

A estreia de “The Apollo”, que abriu o Tribeca Film Festival, contou com a presença do ator Robert DeNiro, um dos idealizadores do festival.

Eu, também, tive o privilégio de assistir em primeira mão no TFF e confesso que me emocionei bastante ao ver o longa-metragem que reúne clipes de música, comédia e apresentações de dança de vários talentos que se apresentaram por lá. Assim como reconta a sua trajetória através de entrevistas com artistas como Jamie Foxx, Angela Bassett, Pharrell Williams, Patti LaBelle e Smokey Robinson, celebridades que fizeram parte da sua jornada desde de sua inauguração há 85 anos. É uma viagem no tempo, que nos leva a reviver a história do Harlem e dos EUA, de dentro da coxia de um dos maiores marcos culturais do país.

O documentário explora não apenas a luta dos negros contra a segregação racial, mas, também, o papel fundamental que a arte desempenhou nessa batalha e como o Apollo continua relevante no cenário cultural, sendo um porto seguro para artistas e o público que sofrem qualquer forma de preconceito e marginalização até hoje.

Com uma direção caprichada e cuidadosa, “The Apollo” é uma verdadeira e prazerosa aula sobre a cultura afro, o Harlem, NY e os EUA. Sem contar que é, também, uma celebração à história da música e aos seus fiéis frequentadores que consideram o teatro seu segundo lar.

Sonha em conhecer o icônico bairro do Harlem em NY? Morei uma temporada lá e compartilho como essa região é uma fonte inspiradora:

https://www.hollywoodeaqui.com/um-domingo-no-harlem-traz-boas-lembrancas-a-tona/

 

Um tour pelos bares e restaurantes do Harlem, dicas imperdíveis:

https://www.hollywoodeaqui.com/passeio-essencial-em-nova-york-curtindo-o-harlem/

Passeio essencial em Nova York: Curtindo o Harlem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *