Parque do Martelo: Canto verde preservado no RJ mostra a força de uma comunidade

O Rio de Janeiro é uma cidade conhecida por seus badalados pontos turísticos como o Corcovado, o Pão de Açúcar, a praia de Copacabana, entre muitos outros, mas hoje vamos apresentar a vocês um cantinho tão escondido do RJ, que mesmo muitos cariocas da gema não conhecem ainda.

O Parque do Martelo é um oásis mágico no bairro do Humaitá, na zona sul, de onde se tem uma vista privilegiada do Cristo Redentor e onde sentimos a paz de uma cidadezinha do interior, mesmo estando numa das maiores metrópoles do país.

O Parque do Martelo existe graças aos esforços da comunidade local. O terreno onde hoje é o parque pertencia a uma construtora, que pretendia erguer ali mais um empreendimento. Mas, depois de anos de muita briga na justiça, passeatas, panelaços, a Associação de Moradores conseguiu que a Prefeitura comprasse o terreno e preservasse a área, que é coberta predominantemente por exemplares nativos da Mata Atlântica como Figueiras, Carrapateiras, Embaúbas e Crindiubas. Dos 16.000 m2, 5000m2 estão abertos à visitação, onde é possível encontrar também plantas nativas e exóticas, um parque infantil e uma sede.

A preservação desse cantinho da Mata Atlântica foi uma grande vitória na luta pela preservação ambiental.

Eu tive o privilégio de ir à exposição de arte da amiga Natalia Kipnis e de um grupo de designers na sede do Parque, onde promoveram também uma oficina de desenho. Eu não ia ao Parque do Martelo há anos e nada melhor que poder revisitar essa preciosidade da cidade onde cresci para renovar as energias no final do ano.

Foi delicioso e por isso decidi revelar esse segredo para os amigos que planejam visitar o nosso Rio e aqueles que moram por aqui e ainda não tiveram a chance de conhecer esse pequeno paraíso carioca, que é a prova que uma comunidade unida é capaz de fazer milagres contra qualquer poderoso de plantão.

Mais detalhes sobre o Parque do Martelo:

https://www.facebook.com/parquedomartelo/

E aproveite para conferir o trabalho incrível da nossa amiga Natalia Kipnis que nos levou ao Parque do Martelo:

https://www.shop-natkstudio.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *