RomCom Fest: Festival celebra clássicos e novidades das Comédias Românticas em LA

Imagina a minha alegria quando fui convidada para cobrir o primeiro festival de cinema dedicado à comédia romântica em Los Angeles? Hoje em dia, esses filmes podem não ser tão populares, mas eu cresci assistindo “Harry e Sally – Feitos um para o Outro”, “A Garota de Rosa Shocking”, “Sobre Ontem à Noite”, “Gatinhas e Gatões”, “Sintonia de Amor”, “Uma Linda Mulher”, “Como se Fosse a Primeira Vez”, no cinema e na “Sessão da Tarde”. Muitos deles eu tenho em DVD (eu sei que é jurássico, mas eu amo os meus DVDs) e volta e meia os assisto novamente. São filmes que continuam divertindo a minha alma adolescente, que ainda morre de rir e se emociona com eles.

 

Por isso, nem considerei trabalho passar o final de semana em um charmoso cineminha independente no centro de LA, decorado com amor e frases das minhas comédias românticas favoritas, prestigiando a primeira edição do RomComFest da Cidade dos Anjos. Fundado por Miraya Berke, empresária com vasta experiência na organização de eventos e fã de carteirinha de comédia romântica, Miraya e sua equipe tinham como objetivo prestigiar esse gênero que é desprezado pelos críticos de cinema, mas amado pelo público. São filmes que ajudam a escapar da realidade, entretêm e têm o seu valor na vida dos entusiasmados integrantes do seu fandom.

E vai além, o RomComFest LA não só celebrou os clássicos, como também abriu as portas para a estreia de comédias românticas modernas, como “Summer Night”, primeiro filme dirigido pelo ator Joseph Cross, que mostra as aventuras e bebedeiras de Seth (Ian Nelson), Jameson (Ellar Coltrane) e seu grupo inseparável de amigos, em uma pequena cidade do interior, quando vão se apaixonar e desapaixonar em uma noite de verão, repleta de muita música e grandes revelações. O filme é uma delícia de assistir, divertido, alto astral, com momentos românticos e reflexivos, me levou de volta aos mágicos e inesquecíveis anos de farra na faculdade, deixando uma saudade boa de sentir. O elenco, jovem e talentoso, conta com a participação de Justin Chatwin, Analeigh Tipton, Victoria Justice, Lana Condor e Ellar Coltrane.

 

Alguns atores prestigiaram a première do filme na costa oeste e, juntamente com o diretor, a produtora e o editor, bateram um papo com a gente depois da sessão. Todos eles, inclusive Victoria Justice, estrela do seriado “Victorius” que marcou uma geração, na Nickelodeon, concordaram que foi um privilégio fazer parte desse projeto, que foi tão alto astral nos bastidores como na telona.

Trailer: Summer Night

Um dos grandes baratos do festival é que, além dos filmes, nós ainda tivemos a oportunidade de assistir a gravação do podcast “Dirty Girl” criado por Heather Ann Gottlieb, que fala com as mulheres sobre todas as coisas estranhas, desagradáveis e totalmente normais que os corpos das mulheres fazem. Do cocô e suor a orgasmos, nada é tabu ou chocante para a “Garota Suja”. Heather e suas convidadas arrancaram boas gargalhadas na plateia.

 

Vale a pena dar uma conferida:

https://whohaha.com/podcasts/dirty-girl/

 

Agora, para mim o auge do RomComFest foi rever na telona “Nunca Fui Beijada” com Drew Barrymore, uma das divas da comédia romântica. Em comemoração aos 20 anos de sua estreia, o filme foi exibido seguido de uma animada conversa com a atriz Rachel Bloom (“Crazy Ex-Girlfriend”), que confessou que sofria bullying dos colegas na escola que foram inspirados pelo bullying que Josie, a personagem de Drew Barrymore, também sofreu no filme. Rachel abriu o coração pra gente depois da sessão: “ao contrário do que muitos imaginam, eu poderia odiar “Nunca Fui Beijada” porque me lembra o que passei no colégio, mas, não, eu cresci, me tornei muito bem-sucedida, assim como a personagem e todo mundo que me sacaneava não saiu do lugar. Agora, quando revi o filme com vocês, depois desses anos todos, me senti empoderada, então, se algum de vocês aí na plateia está sofrendo bullying, saiba que não está sozinho, e saiba que você é mais forte do que imagina para superar essa realidade dolorosa”.


O público presente se emocionou e aplaudiu efusivamente a atriz, que também foi super honesta em relação a sua saúde mental: “eu sofro de ansiedade e depressão, ja fiquei muito mal, graças à terapia, a um tratamento eficaz e às pessoas que eu amo, que sempre estiveram do meu lado, eu consigo vencer as batalhas da doença diariamente, consigo levantar, exercer a minha criatividade fazendo o que eu amo. Não foi nada fácil pra mim lidar com o bullying, e na época eu ainda não tinha sido diagnosticada, mas hoje sinto orgulho da minha trajetória”.

Sua declaração honesta inspirou uma moça na plateia a falar sobre a sua luta contra a depressão tambem, e trocar figurinhas com a atriz. Eu já tinha entrevistado Rachel, na época do lançamento de “Crazy Ex-Girlfriend” e já tinha achado ela super simpática e autêntica (característica rara entre os famosos em Hollywood), fiquei ainda mais fã depois dessa conversa. E acredito que foi marcante para todos os presentes. Uma das belas heranças deixadas no coração apaixonado e romântico de todos que tiveram a chance de prestigiar a primeira RomComFest, em LA. Já no aguardo da próxima edição no ano que vem.

vvvvv
vvvvv Recordar é Viver:
Data de lançamento 28 de maio de 1999 (1h 47min)
Direção: Raja Gosnell
Elenco: Drew Barrymore, Michael Vartan, David Arquette mais
Gênero: Comédia
Nacionalidade: EUA”Nunca Fui Beijada”
Josie Geller (Drew Barrymore) tem apenas 25 anos, mas já é uma das editoras do prestigiado jornal Chicago Sun Times. Ela é boa no seu trabalho, e Rigfort (Garry Marshall), o proprietário do jornal, quer que ela se disfarce de estudante e faça uma reportagem investigativa sobre o que acontece no meio estudantil. Inicialmente, Josie fica animada com a oportunidade, mas ao se lembrar de como era impopular na sua época de colégio – tanto que era chamada de Josie Nojenta- fica preocupada sobre como se infiltrará entre os estudantes, pois se sua técnica não der certo provavelmente será demitida. E tudo caminha para este desfecho, pois tirando Aldys (Leelee Sobieski), uma aluna, e Sam Coulson (Michael Vartan), um professor, parece que ninguém lhe dá atenção. Josie precisa bolar um plano rapidamente, pois está sendo pressionada no jornal e seu tempo para entregar a matéria está acabando.
vvvvv

 
Trailer : Nunca Fui Beijada

Para quem sonha em um dia ser proprietária de um cinema, esse cineminha no centro de LA, que serviu de “casa” para o RomCom Fest, foi uma inspiração. Veja só:

Downtown Independent Theater

https://downtownindependent.com/

 

Saiba mais sobre o primeiro festival dedicado à Comédia Romântica em Los Angeles:

https://www.romcomfest.com/

 

E a saideira, para os fãs de “Ex-Crazy Girlfriend” e Rachel Bloom, nossa entrevista com o elenco na première da série em 2015:

https://www.hollywoodeaqui.com/paleyfest-previews-tv-painel-the-cw/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *