WonderCon 2019: Experiência de fã!

Por: Raquel Zambon

Na semana passada, tive a oportunidade de participar de um dos principais eventos mundiais para os fãs de quadrinhos e seriados: a WonderCon.

Criada pelos mesmos organizadores da Comic-Con, a WonderCon pode ser considerada a prima mais nova da convenção de San Diego. Sua primeira edição aconteceu em 1987 e, desde então, a WonderCon já passou por algumas cidades da Califórnia. Hoje, a convenção tem Anaheim como casa, cidade que também abriga a Disney da Califórnia.

A principal diferença entre a WonderCon e a Comic-Con é o foco: a convenção de Anaheim é praticamente inteira voltada aos quadrinhos, com poucas programações dedicadas ao cinema e televisão. Mesmo sendo mais fã das telinhas, o evento acabou me surpreendendo positivamente! Confira um pouquinho do que eu vi por lá.

IMPRESSÕES GERAIS

Por ser mais voltada aos quadrinhos, a WonderCon atrai um público menor do que a Comic-Con: são cerca de 60 mil pessoas versus as 200 mil que disputam os ingressos da Comic-Con anualmente. E quem disse que tamanho é documento? O público menor deixa os corredores da WonderCon viáveis para caminhar e os auditórios menos lotados, o que permite que você tire mais de sua experiência na convenção.

Durante os dois dias em que estive na WonderCon, pude entrar em diversos painéis sem aguardar em nenhuma fila. Além disso, não ouvi falar sobre nenhum painel que tenha esgotado. Bem diferente das noites que os fãs passam em filas para entrar no hall H da Comic-Con, certo?

Dá para perceber que o negócio dos fãs da WonderCon é o cosplay. Andando pelos corredores, você poderá encontrar personagens de todos os quadrinhos e filmes que puder imaginar! Acredito que seja por isso que a Arena (o auditório principal da WonderCon) é suficiente para abrigar todos os fãs: muitos visitantes estão mais interessados em andar pelo hall de exibição e conversar com outros fãs do que em assistir painéis.

O HALL DE EXIBIÇÃO

Como esperado em um evento deste porte, o hall de exibição é imenso e tem todos os tipos de atividades que você possa imaginar: jogos, sessões de autógrafos, exibições de cosplay, vendas de quadrinhos, produtos promocionais… A WonderCon oferece atividades para todos os gostos!

Nas passagens rápidas que fiz pelo espaço, vi quadrinhos e Funko Pops raros (como o de Dean + Baby de “Supernatural”, lançado exclusivamente para a Comic-Con!), milhares de camisetas e bottons, quadros, bolsas e outros produtos. Além disso, a WonderCon apresentou uma área exclusiva de jogos com diversos campeonatos e uma área para quadrinistas e redatores, na qual diversas sessões de autógrafos aconteceram ao longo dos três dias do evento.

OS PAINÉIS

Além da Arena, a WonderCon mantém diversas salas com painéis simultâneos. A variedade da programação traz conteúdos para todos os gostos e ainda facilita a entrada dos fãs nos eventos.

Por conta da distância entre as salas, acabei ficando primordialmente na Arena. Vi painéis mais direcionados para televisão: o lançamento da nova série da AMC, “NOS4A2” (baseada em um livro de Joe Hill); um painel com os escritores de “The Big Bang Theory”, com a presença de Will Wheaton como moderador e também o painel de lançamento da quinta temporada de “Fear The Walking Dead”.

 

Além disso, ainda tive uma grande surpresa no painel de lançamentos da Warner: Zachary Levy e alguns dos atores principais de “Shazam” entraram no palco inesperadamente e falaram por mais de 30 minutos sobre o filme!

 

Os painéis são, claro, tudo o que a gente sonha: novidades exclusivas sobre os shows, a presença dos nossos atores favoritos e a oportunidade de fazer perguntas e compartilhar a emoção com outros fãs. Não tem como não amar!

VALE A PENA?

Os dias na WonderCon passam mais rápido do que a gente imagina e, infelizmente, acabei não conseguindo participar de diversas atividades que me interessaram. Fiquei realmente surpresa com o quanto de coisas encontrei para fazer na convenção – como não sou uma grande fã de quadrinhos, imaginei que a programação não me interessaria. Acho que, no final das contas, a WonderCon é terreno para todos e oferece conteúdo variado – basta você buscar aqueles que têm mais a ver com seus gostos.

Os ingressos da WonderCon não têm preço abusivo e a energia da convenção é incrível. Dividir um espaço com tantos fãs dedicados foi sensacional e uma experiência que vai ficar na memória. Já estou me preparando para a WonderCon2020 e espero ver muitos leitores do Hollywood é Aqui por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *