Yoga para a mente e o corpo

Nina Dobrev a estrela da série ” The Vampire Diaries”  já confessou em várias entrevistas sua paixão pelo Ioga. No talk show do apresentador Conan, Nina fez questão de demonstrar algumas das posições mais desafiadoras.

Segundo ela este esporte ajuda bastante na preparação física para enfrentar as aventuras de suas personagens Katherine e Elena em TVD. A musa afirmou ainda que sonha um dia em abrir seu próprio instituto de Yoga, que esta cada vez mais popular não só entre as celebridades, mas também entre os ilustres moradores de LA.

Camila Baptista, velha parceira do Hollywood e Aqui é super fã. Como Nina, ela destaca a importância do Yoga trabalhar o equilíbrio da mente, ao mesmo tempo que exercita o corpo. Além disso, o Yoga pode ser praticado tanto numa sala fechada, como em casa, na praia ou num belo jardim. Opções de locação é que não faltam.

Com o aumento do ibope do esporte, uma nova moda também foi lançada. Nunca se vendeu tantos modelitos e artigos de Yoga no mundo inteiro. O melhor é que os preços são razoáveis e opções nao faltam. O importante usar roupas leves, afinal ficar nas posições requer flexibilidade e conforto.

A Prática no Brasil

Historicamente, o Yoga chegou no Brasil em 1930, mas teve seu desenvolvimento crescente e sua popularização gradual ocorrendo, principalmente, a partir dos anos de 1990. Hoje a prática se disseminou de tal forma que até o meio acadêmico aderiu à sua filosofia. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ganhou, em 2010 a primeira turma do Curso Livre de Fundamentos do Yoga para alunos do Departamento de Lutas da Escola de Educação Física da Ilha do Fundão, onde mais de quarenta alunos lotam as aulas de teoria e prática do Yoga.

Benefícios

Universidade de Boston, nos Estados Unidos, realizou testes com pacientes que comprovaram o efeito do Yoga no sistema nervoso central, ou seja, a prática tem ação direta sobre a depressão e ansiedade, trazendo calma e relaxamento. Além disso, ela regulariza a pressão arterial, combate a insônia, alivia cólicas menstruais e sintomas da asma, aumenta a flexibilidade e faz bem ao coração.

 

Dicas Para Quem Quer Começar

1) De acordo com a tradição indiana, deve-se aprender (estudar) e praticar o Yoga sob a orientação e a supervisão de um professor experto (orientado por mestres experientes e idôneos), estudioso, dedicado, comprometido com os ensinamentos tradicionais e clássicos, com a prática dessa milenar e sábia ciência.

2) Antes da prática de qualquer técnica do Yoga, é indispensável realizá-la corretamente, com segurança, e a conscientização de suas indicações e contra-indicações; previnindo danos à saúde, efeitos colaterais. Quem sofre de doenças crônicas devem apenas praticar ásanas (posições do Yoga) sob a orientação e a supervisão de um professor de Yoga.

3) Qualidades necessárias para a prática do Yoga: disciplina,  perseverança, determinação, interesse, amor, devoção, estudo e práticas regulares sem interrupções.

4) O melhor horário do dia para se praticar Yoga é bem cedo, ao amanhecer, com o nascer do sol. Das 18h às 22h, a prática não deve ser tão vigorosa, e sim mais relaxante e meditativa.

5) Calças e blusas devem ser confortáveis, limpas, de cores claras e flexíveis, permitindo a realização livre dos ásanas (posições). Óculos, relógio e outros acessórios devem ser removidos durante a prática.

6) Não pratique o Yoga diretamente no chão ou em um lugar desnivelado. Uma esteira ou um cobertor dobrado deve ser colocado sobre o chão durante a prática. Deve-se escolher um lugar limpo, arejado (porém sem vento), tranquilo e livre da poluição, do barulho e da luz excessiva do sol. Sob a luz do sol, é aconselhável a prática do Yoga apenas ao amanhecer e entardecer.

7) Pessoas portadoras de doenças graves, como cardiopatia, hipertensão, câncer, hérnia de disco, glaucoma etc., jamais devem praticar Yoga sem a orientação e a supervisão de um Yogaterapeuta gabaritado e experiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *