Capital de Vermont, a pequena Montpelier emana arte e beleza

Nada como colocar o pé na estrada e explorar Vermont, o chamado estado “verde” por ser abençoado pela bela natureza.

Comecei pelo sul e, depois de visitar as pontes cobertas, e curtir os riachos e as montanhas cobertas de neve na pequena Woodstock, cheguei na capital Montpelier.

Uma curiosidade sobre os EUA é que, diferente do Brasil onde as capitais dos estados são suas principais cidades, geralmente, as maiores e com a economia mais forte, aqui as capitais são cidades pequenas. Por exemplo, a maior e mais desenvolvida cidade do estado de Vermont é Burlington (também passei por lá e vou compartilhar a aventura, em breve), na Califórnia, a capital é Sacramento, não LA ou São Francisco, em Nova York é Albany e não NYC e, na Flórida, é Tallahassee, não Miami ou Orlando.

Por isso, pode ser até estranho para um brasileiro (a) chegar na capital do estado e se deparar com uma cidade pequena como Montpelier, mas fato é que o imponente prédio e os belos jardins do Capitólio nos fazem perceber que as decisões do estado são tomadas ali mesmo.

 

Na rua principal, muitas lojinhas que valem ser visitadas para comprar souvenir, objetos de arte, isso sem contar com a papelaria que é um parque de diversões pra quem gosta de pintar e uma livraria que é uma parada obrigatória, pra alguém viciada em livros como eu.

 

Ali fica também o café mais badalado da cidade, onde um brunch é um dos crepes mais deliciosos que já experimentei na vida (sem exageros!), acompanhadode um milkshake de Maple syrup, uma especialidade da região. E, olha, refeição de lamber os beiços. Só de lembrar, fico com água na boca.

Agora, o que mais me chamou a atenção, não só em Montpelier, como em todo o estado de Vermont, foi a presença de um cinema de rua. Passei por pequenos vilarejos e vi um cinema em funcionamento. Fiquei tão inspirada (e radiante!) que vou investir cada vez mais para realizar meu sonho de ser proprietária de um pequeno e charmoso cineminha de rua, nos EUA. Inclusive estou determinada a voltar a Vermont para fazer pesquisa de mercado, pois é verdade que a região tem mais cinema do que habitantes!

Aliás, o estado é famoso não só pela natureza, mas por ser um dos mais liberais dos EUA, foi o primeiro estado a abolir a escravatura, como também a regulamentar o casamento entre pessoas do mesmo sexo (quando era proibido em praticamente todo o resto do país). Eles se orgulham tanto que tem uma placa celebrando o fato, nos jardins do Capitólio.

Em Montpelier também nasceu e reside Anaïs Mitchell, criadora de “Hadestown”, um hit da Broadway, que nasceu num café na cidadezinha, muito antes de vencer o Tony Awards (o “Oscar” do teatro), na categoria melhor musical. Eu assisti na Broadway e indico, aproveita que o musical ainda está em cartaz em NY.

Respirei arte e liberdade em minha passagem pela capital de Vermont, mas não posso deixar de mencionar que tanto os residentes, como os próprios turistas, que cruzei viajando pelo estado, são brancos. Na região da Nova Inglaterra, que inclui os estados de Connecticut; Maine; Massachusetts; New Hampshire; Rhode Island; Vermont , você vain encontrar pouquíssimas pessoas pretas, praticamente nenhum indígena, latino ou mulcumano. Fui muito bem tratada em todos os lugares que passei, até porque Vermont se orgulha de ser um estado democrata e a casa do senador Bernie Sanders, um dos políticos independentes mais liberais do país, mas ainda sim, o local, que é considerado o berço dos EUA, é um retrato da etnia que domina o país. Essa consciência é importante na hora de você escolher um roteiro de viagem, pois o mais importa é que você, como um turista gastando suas economias, se sinta confortável durante seu passeio.

Mas, indico a visita a Vermont, pela beleza natural, pelo amor dos locais pela arte e pela gentileza que reinou durante toda a minha passagem por lá.

 

Quer mais? Veja a aventura que foi o Thanksgiving, quando me hospedei em um hotel que foi uma estação de bombeiros. Mostro tudinho aqui:

 

Tá cansado do calor? Que tal um passeio virtual pela paisagem de inverno? Vem conhecer Woodstock:

 

Você é fã do filme A Noviça Rebelde? Nos hospedamos no resort da real família von Trapp, que inspirou o filme. Faça um tour com a gente:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *