Coreia é Aqui: Vai um chazinho?

Por: Yasmin Riechi

Os coreanos adoram café, principalmente o estilo americano (café expresso com gelo), muito comum entre as celebridades, que sempre carregam seu copinho, com o canudinho e MUITO GELO, mas, o chazinho também faz parte do cotidiano sul coreano.

Tomar chá é hábito asiático, desde antigamente, como as famosas cerimônias do chá, um evento com etiqueta de como servir e como se comportar no momento, com louças chiques, ervas importadas e roupas.

Em Seul existem várias casas de chá, um ambiente personalizado, algumas são casas tradicionais, com mesas baixinhas para os clientes sentarem no chão, a bebida é servida em bandejas próprias. Tem também um Museu do chá, onde você pode fazer uma visita e conhecer mais da história e depois tomar seu chazinho.

Em alguns doramas aparecem várias casas de chás ou fábricas de louças como em “Boys Over Flowers”, no qual o personagem do ator Kim Bum, So Yi-Jeong, tem um ateliê para produzir as peças que compõem a bandeja do chá (bule, jarra, xícaras, pratinhos etc..).

Alguns sabores são bem populares na Coreia, trouxemos 3 deles.

Ginseng
Muito conhecido dos amantes de skincare, é uma raiz cultivado na Ásia há milhares de anos, muito utilizada devido à diversidade de benefícios. O chá dessa raiz é tradicionalmente consumido para: diminuir o cansaço e a fadiga, ajudar a combater o estresse, melhorar a circulação sanguínea, ajudar na digestão… pode ser consumido no saquinho tradicional, vendido em caixas com porções individuais ou a própria raiz fervida.

Yuzu
É uma fruta cítrica, semelhante à toranja, bem amarelinha com a casca grossa, cheirosa e suculenta. Os coreanos hidratam fatias dessa fruta com água e açúcar e, depois de curtida num potinho, servem com água quente ou água gelada. Acredita-se ser um chá com propriedades anti-inflamatórias, ótimo para resfriados dores de garganta, além de ser rico em vitamina C. Sabe quem é fã desse chazinho? Park Jimin (BTS)! Em fevereiro ele disse que tomava chá de yuzu todos os dias pela manhã.

Jujube
É a tâmara vermelha, frutinha muito doce e mastigável, por essa razão ela é desidratada servida com sobremesas ou fervida para o chá. O chá desta fruta é recomendado para melhorar o sono e reduzir a ansiedade.

No dorama “Nosso Eterno Verão”, no episódio 5, Yeon Soo leva uma garrafa de chá de jujube para Woong dizendo que ela soube que ele estava com dificuldades para dormir.

E desses três sabores quais você gostaria de provar ou está precisando?

Algumas lojas no Brasil, que vendem produtos asiáticos, têm as opções de chás de ginseng (o pronto, já a raiz é mais difícil de ser encontrada) e de Yuzu (pode ser encontrado como chá de citron). O chá de jujube é mais difícil, pois não encontramos facilmente tâmaras vermelhas, mas podemos experimentar o chá com tâmaras jumbo (encontradas em mercados de frutas). Chazinho com dorama no final de semana?! Hummmm…

Um comentário sobre “Coreia é Aqui: Vai um chazinho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *