Director’s Close-Up: Diretores e atores dividem suas histórias

Quando que, 20 anos atrás, nas mais de 9 vezes que assisti o filme “Antes do Amanhecer”, estrelado por Julie Delpy e Ethan Hawke no cinema no Rio, eu iria imaginar que um dia estaria sentada frente a frente com a atriz, cuja personagem Celine tanto me inspirou.

Sem dúvidas, morar em Los Angeles nos dá oportunidades incríveis, como conhecer os nossos roteiristas, diretores e atores prediletos. As mentes brilhantes que estão por trás dos filmes que marcaram a nossa trajetória.

painel1

O LA Film Independent é uma organização não governamental que promove o festival de cinema da cidade, que é  a capital da sétima arte no mundo. Durante todo o ano eles fazem uma série de eventos que dão a oportunidade ao grande público em ficar mais pertinho dos seus ídolos. Alguns são  gratuitos e outros, como o “Director’s Close-Up”, são pagos, mas os preços são super razoáveis.

Para os apaixonados por cinema, é um programão passar umas horinhas com as pessoas que tanto admiramos e aprender com diretores que venceram o Oscar, como Alex Payne (“Os Descendentes”, “Nebraska”, “Sideways”) os segredos de ser bem-sucedido nesta carreira tao competitiva e ao mesmo tempo fascinante. Aliás, Alex é super divertido e extrovertido. Ele comentou até sobre a nossa também querida Shailene Woodley, a estrela do filme Divergent, que viu sua carreira deslanchar depois de ser escalada por Alex para fazer a filha do George Clooney no também maravilhoso “Os Descendentes”.

 

painel2

 

 

Um deslumbre também ouvir do roteirista Scott Neustadter, de “The Spectacular Now” e “500 Hundred Days of Summer”, que ambos os filmes foram baseados em suas histórias da adolescência. Aliás, Scott também destacou a atuação brilhante de Shai e de Miles Teller que deram vida a Sutter e Aimee, sua criação.

painel4 

 

Robert Nelson, que escreveu o roteiro de “Nebraska”, confessa que sua esposa é a sua maior colaboradora, ela é sempre quem dá as dicas para a elaboração das cenas que ganham mais destaques em seus roteiros. E ela reclama que Nelson não lhe dá créditos suficientes. Entre muitas risadas, ele aproveitou o evento para se redimir.

 painel3

 

E vocês fãs podem imaginar quanto eu delirei ao ouvir Julie Delpy, roteirista e protagonista de “Antes do Amanhecer”, “Antes do Pôr-do-Sol” e “Antes da Meia-Noite”, contar como os segredos da trilogia que marcou não só a minha vida, como a vida da minha geração. Dentre algumas histórias, Julie conta que ela, o diretor Richard linklater e o ator e também roteirista Ethan Hawke se trancaram num quarto de hotel na Grécia durante 30 dias para terminar o roteiro do último filme que foi ate indicado ao Oscar.

painel7

 

 

Delpy diz que todas as cenas são ensaiadas exaustivamente e não há nenhum improviso, o que torna o trabalho bem cansativo. Julie relembrou que quando ela contou para os amigos que faria o segundo filme (“Antes do Pôr-do-Sol”, lançado 9 anos depois de “Antes do Amanhecer”) muita gente em Hollywood torceu o nariz. Afinal, quem faz sequência de história romântica?! Para a alegria dos fãs, eles não desistiram da ideia e “Antes do Pôr-do-Sol”, que foi rodado em Paris, não só foi um sucesso de público mundialmente, como seu roteiro também foi indicado ao Oscar. Um tapa com luva de pelica naqueles que menosprezaram o poder da história de amor de Celine e Jesse.

painel5

Julie é francesa mas fez uma carreira brilhante de roteirista, atriz e diretora nos EUA. Ela é uma figura, engraçada e tem um humor sarcástico dos franceses que a torna ainda mais interessante.

Para mim foi mais um grande sonho realizado naquela noite de fevereiro. O Director’s Close Up acontece sempre durante a temporada de premiações de cinema (entre fevereiro e março) já que a maioria dessas estrelas estão em LA por conta de compromissos profissionais.

E durante quase todo o bate papo com Julie eu tinha que repetir para a menina de 22 anos que mora no meu corpo de 41 que era Celine mesmo que estava na nossa frente e que tudo bem ficar deslumbrada, afinal, é um sonho realizado, e o lado bom da vida na Cidade dos Anjos. E se você é fã ou profissional do entretenimento, este é realmente um evento imperdível.

painel6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *