SXSW 2018: Frente a frente com o diretor Richard Linklater e mais

Por: Claudia Ciuffo

Pensa num filme (ou numa trilogia mesmo) que você tenha assistido e tenha mudado o curso da sua vida. Foi meu caso com a trilogia “Antes do Amanhecer”, “Antes do Pôr-Do-Sol” e “Antes da Meia-Noite”, do diretor Richard Linklater.

Eu lembro até hoje as nove vezes que assisti no cinema “Antes do Amanhecer”, há 33 anos. E todos os rumos que dei na minha vida inspirada pela história simples, singela e inesquecível de Jesse e Celine.

Vim conhecer pessoalmente Richard Linklater em 2015, em um Q&A sobre seu filme “Boyhood”, que foi indicado ao Oscar em varias categorias.

Confesso que me emocionei poucas vezes diante de alguém “famoso” como o dia que conheci Linklater. Afinal era a primeira vez que eu ficava frente a frente com a mente brilhante, e o roteirista e diretor da trilogia “Antes do Amanhecer”, e do filme que transformou minha alma em vários aspectos, eu devia a ele um muito obrigada e disse, recebi em troca um sorriso largo e ouvi: “este foi o filme que também mudou a minha vida”.

Linklater ou Rick, como ele é conhecido na indústria do entretenimento, faz parte do comitê que organiza o South By Southwest. Ele também nasceu, cresceu e vive em Austin, capital do Texas, onde acontece o festival. Todos os anos ele participa do SXSW, seja promovendo um de seus filmes, ou moderando um painel.

Este ano, ele bateu um super papo com o diretor francês, Olivier Assayas, que foi ao festival a seu convite para falar da sua filmografia e das aventuras da sua vida de cineasta. Olivier dirigiu Kristen Stewart em “Personal Shopper”, que se vocês não assistiram ainda eu super indico, ela está excelente e o filme é um thriller sensacional.

 

 

Pra mim foi mais que uma excelente e educativa conversa sobre cinema, foi também a chance de rever o cineasta que escreveu um dos romances mais marcantes da minha geração e da história do cinema. Mais um ponto para o SXSW.

A nossa passagem pelo festival terminou com mais caminhadas pelo centro de Austin e mais festas que tivemos o prazer de prestigiar. O South by Southwest é uma injeção de ânimo, cultura e energia, ou seja, é uma daquelas experiências que fazem você voltar pra casa completamente renovado e com gostinho de quero mais.

 

Se ainda não assistiram, aqui vão alguns detalhes dos filmes destes brilhantes cineastas.

 

Personal Shopper:

Maureen (Kristen Stewart) é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como “personal shopper” para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.

 


Antes do Amanhecer:

Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

Saiba mais detalhes do festival South By Southwest, onde encontrei mais brasileiros, do que encontro na Comic Con, em San Diego:

https://www.hollywoodeaqui.com/morar-na-cali/sxsw-2018-programacao-intensa-no-maior-e-mais-prestigiado-festival-multimidia-dos-eua/

Mais encontros marcantes no SXSW com Tatiana Maslany e Dakota Fanning:

https://www.hollywoodeaqui.com/morar-na-cali/sxsw-2018-encontros-com-tatiana-maslany-e-dakota-fanning/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *