Viver na Califórnia: O privilégio de se afirmar após 14 anos morando em terras estrangeiras

Hoje faz 14 anos que me mudei para os EUA. Já faz tempo que meu deslumbre com Los Angeles, com a Califórnia e com o país foi para os ares. Hoje enxergo muito bem o lado podre, assim como valorizo as coisas boas, do lugar onde escolhi viver.

Ao mesmo tempo, eu tenho consciência que não seria a pessoa que sou hoje se não tivesse vindo morar aqui. A vida no exterior me deu a oportunidade de, não só conhecer lugares belos, pessoas sensacionais (aliás, a maioria que eu jamais teria conhecido se tivesse ficado no Brasil), viver experiências profissionais e pessoais que jamais viveria se eu não tivesse vindo pra cá, como também me deu o tempo que eu precisava para me conhecer de verdade. Aprendi muito sobre mim mesma na solitude da jornada na terra estrangeira.

O sonho “hollywoodiano” me trouxe pra cá, mas eu não decidi ficar aqui por causa dele. Eu fiquei porque eu gosto da pessoa que me tornei aqui. Ser imigrante me fez sair da bolha classe média alta que eu pertencia no Brasil e me mostrou como é importante valorizamos os nossos privilégios. Se eu tivesse ficado no Rio, minha vida seria bem mais confortável financeiramente, mas não emocionalmente.

Por ter tido a chance de saber quais são minhas reais prioridades, eu coloquei na balança e decidi que continuar nos EUA é o que me traz a paz que preciso pra existir. Mesmo com menos dinheiro e mais desafios, que não estão nesse clipe animado, afinal a gente não tira fotos e faz vídeos dos perrengues do dia a dia. Mas as dificuldades existem pra todos nós e, dentro do caos que a maior parte da humanidade enfrenta, a minha trajetória segue cheia de luxos e experiências incríveis. Apesar de todos os pesares, sigo na bolha privilegiada e tenho plena consciência disso.

Aqui só não tenho o status que teria no meu país, mas essa necessidade eu não tenho há séculos e acho que me libertar dela foi um dos maiores presentes que a vida no exterior me trouxe.

E, entre curtir dias felizes e viagens inesquecíveis – alguns registrados aqui – sigo a caminhada aprendendo cada vez mais sobre mim mesma e esse é o maior privilégio que poderia ter 🙏🏼

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *