Coreia é Aqui: Maio é o mês das crianças

Por: Luana Mattos

O Dia das Crianças (어린이날) chegou mais cedo no Coreia é Aqui, isso, porque na Coreia do Sul esta data é celebrada no dia 05 de maio, – além de ser uma data super especial no país, ela conta com um feriado nacional todinho seu, este dia é reservado para que os pais passem um tempo de qualidade com os pequenos, e nós separamos para vocês algumas curiosidades sobre esta celebração.

Feriado exclusivo
Inicialmente a data era celebrada no dia 1° de maio, que, assim como no Brasil, é considerado o dia do trabalhador, mas como as datas competiam entre si, eles passaram a celebração para o dia 05 de maio devido à simetria da data (05/05) que seria de fácil memorização.

Dia dos Pais e Mães unificado
Diferentemente do Brasil e de outros países que celebram o Dia das Mães no segundo domingo de maio, na Coreia do Sul o dia 08/05 (embora não seja um feriado) é reservado para celebrar o Dia de Pais e Mães (어버이날), e nesta data as crianças costumam presentear seus pais com cravos e outras lembrancinhas.

Os coreanos são conhecidos por trabalharem muito, portanto, o feriado do Dia das Crianças é extremamente especial para que os pais possam passar um tempo de qualidade com seus filhos; atividades como ir ao zoológico, ao parque, e comer um lanche e sorvete fazem parte da celebração. E como a data é em maio, no auge da primavera na Coreia, o clima não poderia ser mais agradável.

A origem do dia das crianças na Coreia do Sul
Foi estabelecido pelo escritor infantil e ativista coreano Bang Jeong-Hwan, em 1921, como uma forma de incutir nas crianças um sentimento de independência e orgulho nacional. O ativista que liderou o movimento em prol do Dia das Crianças na Coreia, abriu os olhos para a realidade de que as crianças não eram devidamente protegidas na sociedade e iniciou um movimento juvenil a partir de 1921, passou a chamar a criança de “어린이” no sentido de que a criança tem direitos humanos e deve ser tratada como um membro independente da sociedade.

Em abril de 1922, o dia da criança foi designado como Dia das Crianças em 1º de maio, quando os brotos nasceram, significando “Crianças são brotos que crescerão saudáveis”.

O lema da celebração do Dia das Crianças, em 1º de maio de 1923, era “Vamos poupar a esperança, vamos salvar o amanhã” e “Se você quer viver bem, faça isso pelas crianças”, enfatizando que as crianças são esperanças futuras.

Tornando-se um feriado nacional em 1975, o Dia das Crianças destaca a dignidade das crianças e sua necessidade de amor, cuidado e respeito. É também um dia para homenagear os adultos que contribuíram para melhorar a vida das crianças.

Embora a educação das crianças possa parecer rígida aos olhos ocidentais, é nesta fase que o caráter e valores são forjados, e por isso a Coreia do Sul valoriza tanto suas crianças, por entender que elas são o futuro da nação!

Relato de uma coreana
“Sempre esperei ansiosamente pelo Dia das Crianças. Isso ocorre porque a data foi um dos primeiros “dias sem aulas” e “dias de presentes” após o início das aulas em março. E como o Dia das Crianças era literalmente um dia para crianças, meus pais tentavam ouvir tudo o que eu queria. Normalmente, no Dia da Criança, eu ia a museus, museus de ciências ou parques de diversões, que eram difíceis de desfrutar em qualquer dia normal devido à distância ou falta de tempo. O Dia das Crianças foi um dia especial porque pude ser a personagem principal e partilhar uma experiência especial com os meus pais, e foi um dia em que pude sentir ainda mais o amor especial deles.” – Hye Min, 28 anos

Canção do Dia das Crianças: https://www.youtube.com/watch?v=D8jLxR9Ykyo

Para celebrar esta data, nós separamos alguns rostinhos das crianças que são destaques nos doramas!

E cá entre nós, as crianças coreanas são muitooo fofas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *